A verdade: alguns alimentos podem apresentar teor baixo de um ou mais aminoácidos, mas a combinação de grupos diferentes fornece todos os aminoácidos em quantidade ótima.
2. As proteínas de alimentos vegetais diferentes têm de ser consumidas juntas na mesma refeição para atingir elevado valor nutricional.
A verdade: os aminoácidos não precisam ser consumidos todos na mesma refeição. É mais importante consumi-los ao longo do dia.
3. Os métodos baseados em animais para determinar os valores da necessidade nutricional de proteína são adequados para seres humanos.
A verdade: esses métodos costumam subestimar a qualidade nutricional das proteínas, já que as necessidades de proteínas são muito diferentes entre animais e humanos.
4. As proteínas vegetais não são bem digeridas.
A verdade: a digestibilidade varia de acordo com a fonte e o preparo da proteína vegetal. A digestibilidade da proteína vegetal pode ser tão alta quanto a animal para alguns alimentos.
5. Sem carne, ovos ou laticínios, a proteína vegetal não é suficiente para atender à necessidade humana de aminoácidos.
A verdade: a ingestão de aminoácidos essenciais pode ser atingida tranquilamente utilizando apenas proteínas vegetais.
6. As proteínas vegetais contêm aminoácidos desbalanceados e isso limita seu valor nutricional.
A verdade: não há nenhuma evidência de que esse balanço seja importante. O que importa é que todos os aminoácidos atinjam seu valor de ingestão recomendado ao longo do dia.
7. Existem aminoácidos na carne que não podem ser encontrados em nenhum alimento do reino vegetal.
A verdade: todos os aminoácidos essenciais são encontrados em abundância no reino vegetal.
Afirmar que o indivíduo que não ingere carnes, ovos ou laticínios vive às margens da deficiência proteica é um erro conceitual, além de não estar baseado em evidências científicas. A análise de marcadores de nutrição proteica revela que o nível dos veganos é mais elevado do que o dos onívoros, mostrando que a proteína não é problema para os veganos.
Fonte: Médicos Vegetarianos
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário