Sete sinais de que você não está pronto para adotar um animal


Antes de acolher um novo membro animal em sua família, é necessário ter certeza da sua decisão e estar preparado. A seguir, confira medidas que podem evitar futuros abandonos.

1. Não ter recursos financeiros básicos. Ninguém precisa ser rico, mas, assim como um filho, os animais de estimação demandam gastos - entre eles, consultas veterinárias. Programe o orçamento.

2. Não contar com imprevistos. Quando a adoção se dá durante a fase de filhote, saiba que é quase impossível prever o tamanho e o temperamento do animal no futuro. Além disso, o bichinho pode ficar doente ou não ir com a cara do seu namorado/namorada, por exemplo. Esteja preparado para qualquer cenário.

3. Ter apenas o pedigree do animal em mente. Animal não serve para dar status.

4. Esperar que sua casa fique intacta. É bastante improvável que o novo amigo não estrague uma coisinha sequer do seu lar. Pode arranhar o sofá, comer o pé de uma cadeira, rasgar uma almofada novinha… Faz parte.

5. Não pensar em longo prazo. Os animais vivem por muitos e muitos anos. Cogita ter um bebê em breve? Ou mudar de país? Considere que o animal estará com você no futuro e jogá-lo na rua não é uma opção.

6. Não checar se a casa e a família estão preparadas para essa mudança. Consulte os moradores da sua residência para saber se todos aceitam o bicho. Além disso, a casa precisa ser segura para o animal. No caso dos gatos, deve-se instalar telas nas janelas e em ambientes abertos para evitar fugas para a rua.

7. Não encarar a realidade de que eles demandam trabalho e tempo. Os animais, obviamente, não são brinquedos. Não podem ficar jogados em um canto. Eles transformam sua rotina: precisam de passeios diários (no caso dos cães), atenção, ambientes limpos, carinho…

Não se encaixou em nenhuma das situações acima? Então você está pronto para adotar um animal. Corra para o abraço e tome a decisão que vai encher sua vida de amor.

Fonte: Veja SP 

Foto: Reprodução  

Nenhum comentário:

Postar um comentário