Aves encontradas presas em linhas de pesca são devolvidas à natureza


Duas aves foram devolvidas à natureza na Praia do Moçambique, em Florianópolis. Os animais haviam sido encontrados presos em linhas de pesca em fevereiro, em Balneário Barra do Sul, no norte de Santa Catarina. As fragatas (Fregata magnificens), espécie também conhecida como tesourão, passaram por um período de reabilitação na R3 Animal.

Uma das aves, uma fêmea adulta, estava com uma ferida aberta na asa esquerda, com necrose e o osso exposto. O animal recebeu remédios para tratar a infecção e dor. Para ajudar na cicatrização, o ferimento recebeu sessões diárias de tratamento a laser. A outra ave, mais jovem, passou por tratamento fisioterápico durante um mês, recebeu vermífugo e fez exames de rotina pré-soltura, sendo liberada em março. 

Segundo a médica médica veterinária Marzia Antonelli, o quadro clínico da fragata era delicado, já que qualquer alteração nas asas pode comprometer o voo de maneira irreversível. 

A R3 Animal recomenda que, ao encontrar mamíferos ou aves marinhas mortos ou debilitados, o cidadão pode entrar em contato pelo número 0800 642 3341 [válido para Santa Catarina].




Fotos: Nilson Coelho


NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

Sim, a pesca é uma atividade nociva não só para os peixes (leia aqui), como também para as aves. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário