A importância dos quebra-cabeças para gatos e cães


Já se perguntou o que seu animal fica fazendo quando você sai de casa? A verdade é que na maior parte do tempo… nada! Embora tenham um físico pronto para correr, explorar, escalar, pular, caçar e brincar por longas horas, os gatos e cães de hoje acabam passando a maior parte do tempo dormindo.

Seja porque a família sai para trabalhar, seja por falta de espaço ou estímulo ambiental, essa falta do que fazer leva não só ao tédio e problemas psicológicos, mas também à obesidade e problemas de saúde. Por isso, para o bem-estar físico e mental do bicho, ele precisa ter o que fazer, e quebra-cabeças com petiscos são essenciais para mantê-lo ocupado.

Os quebra-cabeças prontos vêm em vários formatos e tamanhos, para todas as personalidades e espécies. Existem desde bolas com furinhos para biscoitos até verdadeiros desafios de tirar e empurrar peças para chegar até o petisco (alguns, acredite, difíceis até para nós, humanos – e que eles tiram de letra).

É claro que você também pode criar várias opções usando coisas que já tem em casa. Gatos podem passar horas procurando petiscos dentro de caixas furadas ou debaixo de cobertores e tapetes. Os cachorros adoram garrafas com furinhos e biscoitos dentro, por exemplo. No verão, você também pode congelar guloseimas dentro de blocos de gelo e dar para o animal, eles passam um bom tempo entretidos pegando pedacinhos até o gelo derreter.

Só lembre-se de não deixar a coisa perder a graça! Intercale os quebra-cabeças montando-os por alguns dias e depois deixando-os escondidos por outros. No começo, pode ser necessário dar uma ajudinha ou diminuir a dificuldade para o animal entender a ideia da coisa, mas depois você vai precisar ir aumentando o desafio conforme ele for ficando fácil demais.

Dependendo do nível de energia e ansiedade do seu amigo, pode ser uma boa ideia até substituir de vez o pratinho de ração por comedouros interativos que apresentam algum grau de dificuldade - afinal, na natureza, eles estariam tendo que caçar a própria comida!

Por fim, não é só porque você comprou vários quebra-cabeças que pode deixar de lado as bolinhas comuns, ursinhos, ratinhos, mordedores etc. Os brinquedinhos estáticos também são importantes, assim como as brincadeiras interativas com brinquedos de vara para os gatos e os passeios diários para os cães!

Fonte: Gatinho Branco 

Foto: Kerri Lee Smith


Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário