Você provavelmente já usou o aplicativo Shazam para descobrir rapidamente o nome daquela música que está tocando na rádio ou num bar. Imagine o mesmo conceito aplicado a temas da natureza - não no reconhecimento do som, mas sim da imagem. Seek é um app produzido pela iNaturalist e disponível nos dispositivos iOS, que explora a tecnologia de reconhecimento para ajudá-lo a identificar plantas e animais através das suas fotografias.
Além de informativo e didático, o conceito do Seek é divertido, já que funciona também como uma espécie de jogo, incentivando seus usuários a passear e explorar a natureza para aprender mais sobre plantas, cogumelos e animais. Tudo o que você tem a fazer é fotografar e deixar o app interpretar a imagem, devolvendo informação.
Você também pode aceitar os desafios propostos pelo Seek, capturando os elementos pedidos e acumulando medalhas pelos objetivos conquistados. Imagine o fenômeno Pokémon GO aplicado a assuntos do meio ambiente. Entre insetos, pássaros, anfíbios e um vasto catálogo de flores, cogumelos e plantas, a base de dados do Seek cruza a informação com as fotos submetidas, mostrando-as em mapas e tabelas organizadas para saber o que existe ao seu redor*.
Segundo a empresa, quanto mais usuários participarem das atividades do Seek, mais os algoritmos são alimentados com informações, enriquecendo a base de dados. Até o momento [abril de 2018], o aplicativo reconhece 30 mil espécies, mas o site da iNaturalist registra cerca de 150 mil elementos da natureza. E tudo graças à sua comunidade em crescimento, que alimenta a lista das descobertas não só através de um registro no site oficial, como também por meio do aplicativo em versões iOS e Android.
Fonte: Sapo Tek
Foto: Divulgação
*NOTA DA NATUREZA EM FORMA:
Parece óbvio, mas vale ressaltar que a captura e premiação são somente virtuais, como parte de um jogo. Os animais e as plantas não são realmente capturados. Esse aplicativo pode vir a ser inclusive uma forma de educar as pessoas a se interessarem mais pelo meio ambiente e animais e, consequentemente, ao conhecê-los melhor, passarem a respeitá-los mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário