O horrível mercado de carne de gato no Vietnã: animais esfolados e vendidos como 'tigres pequenos'


Um vídeo triste compartilhado por um defensor dos animais – identificado como Quyen – expôs a venda de carne de gato no mercado em Ho Chi Minh, no Vietnã. O consumo do animal é ilegal há quase duas décadas no país, contudo, a fiscalização é precária.

Os vietnamitas consideram a carne dos felinos, ou "tigres pequenos", uma fonte de força e agilidade, além de ajudar a evitar a má sorte e aumentar a libido.

As imagens falam por si mesmas e foram divulgadas pela organização Fight Dog Meat, que destaca que não só os cães são mortos para consumo, mas também os gatos – um comércio pouco conhecido.

Na gravação, é possível ver os gatos dentro de sacos e outros em gaiolas prestes a serem introduzidos em água fervente. Antes de serem abatidos, os animais são esfolados. Muitos deles usam coleiras, sugerindo que podem ter sido roubados de seus tutores.

Segundo o Daily Mail, os restaurantes e mercados de rua da cidade de Ho Chi Minh vendem esse tipo de carne em pratos que chegam a custar 80 dólares. Turistas e vietnamitas consideram a carne uma iguaria.

A organização usou mais um vídeo para denunciar o comércio da carne de gatos em seu Facebook - as imagens são fortes.

Fonte: Metro 

Foto: Fight Dog Meat 


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. Leia também: Dois lados do Vietnã 

2. A notícia acima mostra uma prática de extrema crueldade com gatos, que precisa parar. Mas perguntamos: e os bois e vacas, galinhas e frangos, porcos, peixes, carneiros etc., que são igualmente torturados até a morte todos os dias – bilhões ao ano? 

Sabemos que a maioria das pessoas que se horroriza com notícias como esta compactua diariamente com a tortura e assassinato de animais tão inocentes e sencientes quanto gatos e cachorros, que sentem amor, alegria, medo e dor como todos nós, humanos. Pessoas que se revoltam com as imagens de gatos e cães prestes a serem mortos para virar comida, mas que todos os dias comem o produto do sofrimento de tantos outros animais.

Imagem: Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)


Por que essa compaixão e indignação seletivas? Todas essas vidas são igualmente preciosas. Todos os animais merecem viver com dignidade e em liberdade, sem dor ou sofrimento. Não coloque-os em seu prato. Animais não são alimento, nenhum deles. Eles não são comida nem escravos dos humanos. Sentem como todos nós e por isso merecem a vida e a liberdade. A alimentação vegetariana estrita, sem carne de qualquer tipo ou derivados (laticínios, ovos, mel), já está provada como sendo a mais saudável para os humanos. Quem opta pelo veganismo (que engloba não somente a dieta vegetariana estrita, como também o não uso de roupas e acessórios de couro, lã, pele e seda, assim como o boicote a "atrações" que exploram os animais, como zoológicos, circos e aquários, e a empresas que fazem testes em animais) está fazendo um bem pelos animais e para sua própria saúde e vida. E não é difícil nem caro. Quer uma ajuda para começar a parar de comer carne? O primeiro passo é a informação. Aprenda com quem já vive esse estilo de vida: pergunte, pesquise. Use as redes sociais para expandir seu conhecimento sobre vários assuntos, inclusive esse, que é vital para você e um imensurável número de vidas inocentes. Há diversos grupos sobre o tema no Facebook. Listamos abaixo alguns deles:

VegAjuda - Veganismo disponibiliza um tópico fixo com uma lista de produtos (não só para alimentação) livres de crueldade animal e oferece sempre diversas dicas para iniciantes e "veteranos";

Veganismo é um dos maiores grupos sobre o tema no Facebook, com mais de 50 mil membros sempre compartilhando experiências e tirando dúvidas;

Veganismo Popular e Veganos Pobres Brasil desmitificam a ideia de que veganismo é caro. É perfeitamente viável seguir uma alimentação diária sem crueldade animal e sem maltratar o bolso;

Musculação Vegana é voltado para os praticantes de atividades físicas. Nele, você pode ver como é preconceituosa e errada a ideia que algumas pessoas tentam propagar, de que vegetarianos estritos são fracos fisicamente (muito pelo contrário, são mais fortes e saudáveis). O grupo oferece diversas dicas de alimentação e suplementação vegana.

Existem diversos sites e blogues com deliciosas receitas veganas (além dos tradicionais livros de receitas), simples e baratas de fazer. Clique aqui para conhecer uma lista deles!

Já a Revista dos Vegetarianos é uma publicação mensal (impressa e on-line) com excelente conteúdo que vai bem além de receitas, focando a saúde como um todo. 

Mapa Vegano lista diversos estabelecimentos em todo o Brasil, abrangendo produtos e serviços de alimentos e bebidas, higiene e beleza, roupas e acessórios, ONGs e outros. 

Informe-se sempre! Aqui mesmo em nosso blogue, publicamos diariamente matérias sobre veganismo x indústria da carne (e do leite, ovos etc.). Leia também em outras fontes, converse com outros veganos e vegetarianos (mesmo que você não conheça pessoalmente, como nos grupos indicados acima) e veja de que lado é o certo ficar. Mas já saiba desde o começo que abraçar o veganismo é uma mudança e tanto, que fará um imenso bem para você, para os animais e para o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário