Greenpeace lança relatório e campanha mundial contra a pecuária


A mais famosa ONG de proteção ambiental do mundo, o Greenpeace, finalmente publicou um relatório onde pede para que a população reduza o consumo de carnes e laticínios pelo bem do planeta e de sua própria saúde.

No relatório, que se chama Menos É Mais – Reduzindo Carne e Laticínios para uma Vida e Planeta mais Saudáveis e foi publicado no site global da ONG (leia aqui, em inglês), o Greenpeace não aborda a questão dos direitos animais, baseando-se apenas em dados científicos ambientais e apontando que é preciso reduzir pela metade o consumo de carnes e laticínios até 2050.

O documento passa ainda pela questão da saúde e cita o posicionamento oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o consumo de carnes (relembre aqui).

Embora claramente não seja pelos animais, e sim pelo meio ambiente, o posicionamento do Greenpeace é importantíssimo para a soma de forças também na causa animal. Mais um motivo para afirmarmos que você não pode se considerar um ambientalista se come animais.

Marco


O documento é um marco na história da ONG ambientalista, que sempre foi criticada por não se posicionar contra a maior causadora de degradação do meio ambiente: a pecuáriaPara reforçar o apelo do relatório, o Greenpeace lançou uma campanha global incentivando as pessoas a comerem cada vez menos carnes e laticínios.

Um site, um vídeo e até um livro de receitas on-line e gratuito “quase vegano” foi lançado. Entre as receitas, uma das chefs sugere o uso de mel e de manteiga. Um escorregão e tanto que o Greenpeace deixou passar, especialmente a manteiga, que é justamente um tipo de laticínio combatido pela campanha*.

De qualquer maneira, mesmo que haja correções a serem feitas, a campanha deverá ter um forte impacto. O vídeo, estrelado por crianças, é extremamente bem produzido e mostra um grupo de jovens ativistas se mobilizando para salvar o mundo.

Tanto no vídeo quanto no site, a questão do tratamento cruel aos animais aplicado pela pecuária entram - de forma bem discreta, mas entram. O foco é mesmo a questão ambiental. E faz sentido, já que o foco da ONG em si é proteger o meio ambiente.



NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

*1. Veja aqui uma lista com dezenas de livros e sites de receitas 100% veganas. 

2. Lembramos que aquilo pelo que nós, da causa animal, lutamos é pela completa libertação animal, ou seja, que não haja mais consumo algum de animais assassinados e suas secreções. Mas, como menciona a matéria acima, essa campanha do Greenpeace é sem dúvida um grande reforço em nossa luta, pelo lado ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário