Esquiador norte-americano adota cachorra na Coreia do Sul: "Cães são amigos, não comida". Mas...


Um dos atletas mais populares da comitiva norte-americana nos Jogos Olímpicos de Inverno, Gus Kenworthy se viu no centro de uma polêmica depois de contar no Instagram que adotou um animal de uma fazenda destinada à produção de carne de cachorro.

"Então você acha que não faz mal comer porcos, vacas, galinhas, peixes etc., mas quando se trata de um animal que você cresceu vendo como um animal de estimação, decide que não está certo e que não devia acontecer? Não acha errado as granjas manterem galinhas aos milhares num espaço confinado onde nem têm espaço para se mexer?" Esse é um dos comentários na postagem no Instagram que o esquiador olímpico publicou recentemente, com uma foto de uma cachorra que adotou depois de ver as condições em que os animais eram mantidos numa fazenda de produção de carne canina.

Kenworthy mostrou Beemo e rebateu por antecipação o argumento de que comer carne de cachorro seja parte da cultura coreana: "Embora eu pessoalmente não concorde com isso, concordo que não me cabe impôr os ideais ocidentais. A forma como esses animais são tratados, no entanto, é completamente desumana e a cultura nunca deve ser um bode expiatório para a crueldade".

A postagem gerou reações opostas. Se muitos comentam as "formas igualmente dramáticas" como são tratados os animais destinados à alimentação humana no Ocidente, são muitos também os que elogiam o gesto de adotar a cadela. Mais tarde, no Twitter, Kenworthy fez questão de esclarecer que não estava julgando o povo coreano: "Só quero ajudar a acabar com o abuso dos cães!".

A Humane Society International (HSI) conseguiu, entretanto, fechar a fazenda em questão e resgatar 87 cães.

Fonte: Visão 

Foto: Instagram / Reprodução


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. À parte de qualquer discussão sobre hábitos culturais, nós concordamos plenamente em um ponto: animal nenhum é comida, e não apenas os cachorros; todos eles são amigos. No entanto, é claro que a atitude do atleta é válida. Cada resgate de um animal de uma situação de maus-tratos, principalmente diante de morte iminente, é importante. Cada adoção de animal é importante. Inclusive, além da hashtag #AnimaisSãoAmigosNãoComida, Gus Kenworthy finalizou a postagem com #AdoteNãoCompre.

2. Leia também: Todos iguais 

Imagem: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário