Receitas de maionese vegana

     Foto: Natureza em Forma / Divulgação 


A foto acima é de uma salada de maionese. A base que utilizamos foi a maionese ensinada pelo site Herbivoraz, que já publicamos aqui na receita de omelete de grão-de-bico com maionese de alcaparra

Segue abaixo a receita básica adaptada.


MAIONESE SIMPLES DE INHAME


Ingredientes

4 inhames cozidos

Suco de um limão

8 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 ou 2 dentes de alho

1 talo de salsinha 

Uma pitada de pimenta-do-reino

Sal a gosto


Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e está pronta a maionese!


MAIONESE DE INHAME COM SABORES

Os ingredientes são os mesmos listados acima. Basta acrescentar o item de sua preferência e bater no liquidificador junto - em relação à quantidade, vá colocando aos poucos no liquidificador até atingir a cor e sabor que ficar bom para seu gosto. Assim, você pode fazer maionese de alcaparra, como a do Herbivoraz que citamos no começo desta postagem, azeitona verde, azeitona preta, manjericão, alho-poró etc. A maionese de alho pode ser feita apenas colocando mais três ou quatro dentes; ou ainda maionese de cebola, substituindo os dentes de alho da receita básica por uma cebola inteira.

SALADA DE MAIONESE

Usando como base os ingredientes listados acima, acrescente à maionese pronta (misturando com ela, e não processando junto!) três batatas-inglesas e uma cenoura, cozidas e picadas em cubos, mais salsinha a gosto. Você pode também colocar outros ingredientes de sua preferência, como ervilha. Está pronta!



MAIONESE DE COUVE-FLOR




Ingredientes

300 gramas de couve-flor cozida (cerca de 3 xícaras ou uma unidade pequena)

1/3 de xícara (chá) de azeite

1 colher (sopa) de suco de limão

1 dente de alho pequeno
Sal a gosto

Pimenta a gosto


Modo de preparo

1. Corte a couve-flor em pedaços menores e cozinhe até ficar bem macia, quase desmanchando. Escorra toda a água. Use os galhinhos com as flores, pois ficam mais macios. Se for usar os talos, cozinhe bem, senão a maionese pode ficar meio pedaçuda;

2. Em um liquidificador, coloque a couve-flor cozida, o azeite, o suco de limão, um dente de alho pequeno e tempere com sal e pimenta moída a gosto. Bata bem, até obter uma mistura bem uniforme. Está pronta!

Fonte: Presunto Vegetariano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário