Prisão de Dado Dolabella, que é vegano, levanta questão importante


Preso há mais de duas semanas pelo não pagamento de pensão alimentícia a um de seus três filhos, o ator Dado Dolabella tem um desafio a mais do que os outros companheiros de cárcere: a alimentação.

Não vamos aqui dizer se a prisão é justa ou não, afinal, isso é papel da Justiça. Mas os fatos são esses:

Acusação: os advogados da mãe da criança, um menino de sete anos, dizem que o ator tem uma dívida de R$ 196 mil em pensões acumuladas.

Defesa: os advogados de Dolabella afirmam que o cálculo é desproporcional, feito com base em um salário que ele não recebe há muito tempo, e que ele não tem emprego fixo há três anos. Eles pedem a revisão dos valores e um acordo.

Situação atual: a Justiça entende neste momento que Dado Dolabella deve permanecer preso.

Vegano desde 2015, Dolabella não tem alimentação especial ou qualquer tipo de regalia na prisão, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública. A mãe do ator, a também atriz Pepita Rodrigues, visitou o filho esta semana e declarou para a imprensa que ele está bem, apesar das circunstâncias.

Segundo Pepita, Dolabella tem se alimentado de arroz, feijão e legumes, mas não tem queixas sobre isso: “Ele come legumes, arroz e feijão. Está tudo certo. Ser vegetariano é muito simples”.

Ainda segundo a mãe do ator, ele tem aproveitado o tempo na carceragem do 33º Distrito Policial de Pirituba, na zona norte de São Paulo, para falar sobre veganismo para os outros detentos. “Ele está conseguindo se exercitar e está incentivando todo mundo. Ele faz palestra de vegano”, afirmou Pepita.

O caso levanta uma questão: o Estado deveria assegurar alimentação sem nada de origem animal balanceada para um detento que faça tal solicitação por ser vegetariano/vegano

Não reflita com base apenas nesse caso do ator Dado Dolabella. Imagine, por exemplo, se um ativista é preso enquanto tenta barrar um caminhão cheio de animais ou entrando em um laboratório para resgatar cobaias. Ele deveria ter direito a uma alimentação adequada e vegana?

É importante pontuar também que o direito à alimentação vegana valeria para qualquer detento, mesmo os que cometessem crimes mais graves, como homicídios. 

Fonte: Vista-se (clique no link e vote na enquete ao final da matéria) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário