Estudante troca controle de videogame por máquina fotográfica

Flagrante de luta por território entre dois topetinhos-vermelhos ganha destaque


Aos 16 anos, a fotografia de natureza é a atividade preferida do estudante Arthur Goulart. O início na prática foi demorado, mas logo a natureza ganhou espaço e o controle de videogame foi trocado por uma câmera fotográfica. “Meu pai sempre me convidava para fotografar a natureza. Com o tempo, ganhei apreço por essa atividade, que me permite materializar e compartilhar o que eu vejo”, afirma o morador de Águas Claras (DF).

Os registros semanais compõem um acervo com milhares de fotos, mas, dessas, poucas vão a público. “Para mim, o valor da fotografia está na importância que ela tem para os outros. As imagens têm o papel de mostrar para as pessoas algo que, muitas vezes, elas desconhecem, por isso faço uma seleção cuidadosa dos registros”, explica o fotógrafo de natureza, que aposta nos cliques como incentivo à proteção da fauna e flora brasileiras. “Ao apresentar a natureza e gerar admiração através das fotos, crio condições para que as pessoas passem a se importar e preservar o que elas veem nos registros.”

Em 2017, o jovem fotógrafo foi ao Pantanal para fotografar onças 


Entre as fotos, há registros do araçari-banana, beija-flor-tesoura, onça-pintada, chifre-de-ouro e pica-pau-do-campo, mas Goulart não define uma como preferida. “Acho que um dos aspectos mais fascinantes de lidar com a vida selvagem é a diversidade, por isso não consigo destacar alguma espécie”, conta o estudante. Ele relembra um momento marcante: “Estava no Avistar Brasília e encontrei uma árvore que era visitada por um beija-flor. Eu subia na árvore todos os dias para fazer fotos da espécie até que fui surpreendido com um segundo beija-flor! Eles começaram uma pequena luta, que durou o maior pequeno tempo da minha vida, mas foi suficiente para duas fotos”.

O registro, intitulado Uma Pequena Briga, é tido pelo jovem observador como emocionante. “A foto não saiu tecnicamente perfeita, mas essa luta de dois pequenos gigantes conta uma verdadeira história, e isso para mim é o que mais interessa.”

Fêmea de chifre-de-ouro (Heliactin bilophus) foi fotografada no Distrito Federal


Pica-pau-do-campo (Colaptes campestris) extermina cupins encontrados em cascas de árvores


O acervo do estudante conta com cliques da fauna e flora brasileiras


Com asas largas, o voo da tachã é muito pesado e barulhento 


Beija-flor-tesoura é um dos maiores e mais briguentos da família 


Cliques detalhados de anfíbios ganham destaque no acervo


Araçari-banana vive em pares ou bandos de até sete indivíduos


Fonte: G1

Fotos: Arthur Goulart

Nenhum comentário:

Postar um comentário