Um estudo feito nos Estados Unidos, citado pela Reuters, relaciona a natureza com a depressão e prova que estar num ambiente natural ameniza o estado depressivo. A pesquisa, que durou 10 anos e foi publicada em dezembro do ano passado [2017], teve como amostra um grupo de mais de nove mil participantes, que em 1999 tinham entre 12 e 18 anos.
A zona onde morava cada participante foi levada em conta para analisar a densidade de natureza e proximidade a áreas verdes. A proximidade a lagos e outros espaços azuis foi também avaliada. O grupo de participantes respondeu, durante o período de estudo, a um questionário anual que refletia seu estado depressivo.
Depois de terem cruzado os dados, os cientistas concluíram que 11,5% dos participantes apresentaram um estado depressivo elevado, que foi relacionado com o local onde viviam e assinalado como zona com maior nível de depressão. Dos dados obtidos, concluiu-se ainda que os participantes com menores indícios de depressão moravam em zonas onde o verde estava mais presente.
Além da presença da natureza, foram levados em conta aspectos como fatores econômicos e familiares, que influenciam mais fortemente a saúde mental dos jovens. Ainda assim, vale a pena ter em mente que “a natureza oferece a oportunidade de relaxar e nos aliviar da fadiga mental”, como refere à Reuters um dos investigadores do estudo.
Outra vantagem diz respeito à tendência biológica que o ser humano tem de responder positivamente a ambientes naturais. Estar envolto na natureza reduz o estresse, estimula a atividade física e melhora a interação social com quem mora na mesma zona.
A principal conclusão do estudo é a necessidade de incluir mais espaços verdes no planejamento das várias zonas urbanas, como meio de promover a saúde da comunidade.
Nos Estados Unidos, onde a presença de espaços verdes é mais escassa, os investigadores ressaltam ainda que fotografias da natureza podem também ter benefícios para a saúde e que, na impossibilidade de estar em ambientes naturais, deve-se apostar em decoração interior que sugira o verde natural.
Fonte: Notícias ao Minuto
Foto: iStock
NOTA DA NATUREZA EM FORMA:
E lembramos sempre: o convívio com a natureza deve ser baseado em respeito, educação e civilidade. Seja numa floresta, trilha, praia, parque etc. etc., nunca deixe lixo no local - carregue-o com você e, quando tiver a oportunidade, descarte-o corretamente em uma lixeira.
E não alimente animais silvestres, pois isso interfere em seu comportamento natural, fazendo, por exemplo, com que se acostumem a se aproximar de qualquer ser humano, inclusive caçadores, tornando-os vulneráveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário