Depressão em animais de estimação: como identificar os sinais


Muito se fala em depressão hoje em dia, mas o que se descobriu há algum tempo é que esse tipo de transtorno mental não é exclusivo dos seres humanos. Estudos provaram que, infelizmente, existe também depressão em animais de estimação, especialmente cães e gatos.

Conforme especialistas, a causa mais comum da depressão em animais que criamos em casa é a constante ausência dos tutores. Cães que ficam sozinhos em casa por um longo período todos os dias, além da chegada de outros animais de estimação ou o nascimento de crianças* são alguns dos motivos mais frequentes da tristeza profunda nos animais.

Outros fatores que geram ansiedade, insegurança e tédio nos bichos e que modificam a rotina e o relacionamento entre o animal e o tutor também podem despertar o problema.

Quais os riscos da depressão?

Não é só a tristeza profunda que preocupa os especialistas. A depressão em animais de estimação pode causar ainda outros problemas de saúde, como dermatites e perda de peso; e pode ainda ser confundida com outras doenças que também causam apatia.

É por isso que uma visita ao veterinário o quanto antes é muito importante.

Sintomas da depressão em animais: 

Isolamento
Tristeza profunda
Falta de apetite
Rejeição ao toque físico
Apatia
Automutilação (morder e lamber as patas e o rabo)
Falta de ânimo para brincar e interagir

Nos gatos, além dos sintomas clássicos de tristeza citados, é comum também que apresentem:

Comportamento agressivo
Miados altos e frequentes


Como evitar a depressão em animais?

Para evitar a tristeza nos animais de estimação, a recomendação dos especialistas é manter os animais ativos.

Levar os cães para passear e fazer exercícios três vezes por dia, brincar com eles, acostumá-los aos horários do tutor, adestrá-los e inseri-los na nova rotina e configuração familiar são as melhores formas de afastar a depressão dos animais. Gatos devem ter um ambiente enriquecido para se entreter mesmo quando estejam sozinhos. 

Como tratar a depressão em animais de estimação?

De acordo com especialistas, assim que a doença é diagnosticada, é preciso começar o tratamento. Embora já existam medicamentos florais e homeopáticos para animais, destinados ao combate de problemas psicológicos como a depressão, a melhor forma de afastar a doença da vida dos bichos é mantendo-os ativos.

Brincadeiras e passeios ao ar livre, bem como as demais recomendações que já foram citadas como prevenção, ajudam a mudar o humor dos cães.

No caso dos gatos, é preciso também criar lugares onde eles possam escalar e se esconder, já que isso afasta o estresse e deixa-os mais satisfeitos.


Fotos: Reprodução


Nenhum comentário:

Postar um comentário