Crianças pequenas podem adotar a dieta vegana?


Ao contrário dos protovegetarianos, que excluem carnes do cardápio, mas ainda mantêm leite, queijo e ovos, os veganos não incluem na dieta nada que seja de origem animal nem consomem roupas e produtos de higiene que tenham a participação de animais na produção.

Mesmo sendo restritiva, uma dieta vegana infantil, inclusive para crianças pequenas, é perfeitamente viável, explica a nutricionista materno-infantil Dra. Karen Cristine Martins.

De acordo com a especialista, o veganismo pode ser adotado por crianças assim como qualquer outro estilo alimentar, desde que seja acompanhado de um planejamento nutricional. “O que não pode é eliminar a amamentação exclusiva do leite materno, essencial para o desenvolvimento do bebê”, diz.

Com o início da alimentação sólida, os nutrientes que merecem atenção em uma dieta vegana infantil são a vitamina B12, encontrada em alimentos fortificados ou suplementos; o ômega 3, acessível no óleo de linhaça; a proteína, encontrada nas leguminosas e castanhas; o ferro, abundante em frutas, vegetais verde-escuros, melado de cana, castanhas e leguminosas; e o cálcio, que pode ser obtido nas mesmas fontes de ferro.

“O segredo é incluir nas refeições alimentos para contribuir na ingestão calórica, como castanhas. Isso garante que a saciedade seja acompanhada de uma boa densidade nutricional”, informa a médica.

“As dietas vegetarianas, mesmo as mais restritivas, podem promover o crescimento, desenvolvimento e manutenção adequados e ser adotadas em qualquer ciclo de vida”, conclui Karen.


Foto: Mario Rodrigues / Veja São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário