Cheiros que os gatos não gostam


Os gatos são a representação animal da limpeza. Essa regra, natural e inata neles, se aplica não só à higiene pessoal, como também ao seu entorno e tudo o que tem a ver com ele, incluindo os odores, um tema interessante dentro do mundo felino.

Devido aos processos evolutivos, os gatos têm suas preferências olfativas. Assim como há odores que eles adoram, existem outros cheiros que simplesmente não suportam. Quer se trate de alimentos que não podem digerir, cheiros naturais fortes ou outros produtos químicos potencialmente perigosos, um gato sempre evitará certos odores e fugirá deles.

Entendendo os felinos

Gatos têm um sentido de olfato 14 vezes mais forte que de um ser humano, pois seu órgão nasal é muito maior que de uma pessoa. O sistema olfativo de um gato se divide por quase toda a cabeça, de forma interna, o que acaba sendo todo seu nariz.

Lembre também que os gatos, nesse caso, são como as pessoas. Existem odores típicos que a maioria odeia, mas ainda assim cada um conserva sua individualidade. Alguns cheiros podem desagradar mais a uns gatos que a outros, no entanto, a seguinte lista é baseada em um número amplo de felinos.

Cítricos

Gatos não são fãs de laranjas, limões e cheiros semelhantes - inclusive, existem repelentes de gato que contêm essências como essas. Se, por exemplo, você estiver tentando evitar que o seu gato entre no jardim e coma todas as flores, pode espalhar umas cascas dessa fruta. Eles também não apreciam muito o sabor, então é possível que se mantenham afastados da zona onde vejam que existem muitos desses elementos.

Banana

Embora seja muito boa em sabor e rica em potássio, os gatos não se consideram amigos dessa fruta. Esfregue (por fora) uma casca de banana no sofá ou deixe-a ali por um dia, se quiser evitar que o seu gato deixe seus pelos nesse lugar da casa.

Caixa de areia suja

Quem gosta de entrar no banheiro com cheiro ruim? O mesmo acontece com o gato quando sua caixa de areia se encontra suja: por nenhum motivo, ele vai querer se aproximar dela. Uma caixa de areia suja pode levar o seu gato a se chatear com você e desse modo fazer de um tapete caro sua caixa de areia ou talvez usar um vaso de planta e até, quem sabe, uma roupa caída no chão.

Pinho

Embora existam areias naturais que sejam feitas com esse tipo de material (com a finalidade de tornar tudo mais agradável para o gato), não podemos abusar da intensidade desse cheiro, pois pode haver efeito contrário, a ponto de o gato odiar e rejeitar a areia. Faça com que os odores de areia sejam os mais neutros possíveis, o gato agradece.

Pimenta

Os gatos não gostam de cheiros de alimentos que sejam picantes ou muito condimentados, como pimenta, mostarda e até o curry. Seu olfato considera isso como algo tóxico.

Sabões e desodorantes

Odores fortes e químicos são rejeitados pelos gatos. Cuidado com os sabões e produtos de limpeza que vá escolher, tanto para a casa quanto para a limpeza da caixa de areia e a vasilha de comida do bichano. Lembre que os cheiros atraem ou repelem os felinos.

Algumas plantas

Os gatos amam a maioria das flores e plantas, mas algumas simplesmente não são suas favoritas. Lavanda, gerânio, tomilho e limão são algumas que constam na lista negra. Jardineiros costumam se queixar que os gatos invadem os jardins e fazem a maior bagunça. Recomendamos colocar um par de plantas de lavanda ou tomilho para evitar que a bagunça seja muito grande. Também existe um grande número de plantas tóxicas para gatos, sendo muito conveniente evitá-las, apesar de que muitos gatos as evitam instintivamente.

Eucalipto

A maioria dos gatos sente aversão aos cheiros de algumas plantas porque são tóxicas. Um caso típico de repulsa é o eucalipto, uma vez que seus óleos essenciais podem ser nocivos para o animal e ele sabe disso. A natureza é sábia.

Outros gatos

Essa repulsa é a mais interessante de todas. Os gatos não se incomodam com o cheiro de outros gatos amigos ou felinos com os quais já haja uma dinâmica regular. No entanto, o cheiro de um novo gato em casa pode colocar seus pelos em pé - lembre que os gatos são animais muito territoriais. Nós, seres humanos, nos conectamos com outros indivíduos por outras vias; os gatos se conectam muitas vezes através do olfato.


Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário