Cheiros que os cachorros não gostam

Cães odeiam cheiro de frutas cítricas (Foto: Reprodução)


O sentido de olfato dos cachorros é completamente diferente ao dos humanos, então não é de estranhar que tenhamos gostos diferentes na hora de decidir que fragrâncias nos parecem agradáveis e que aromas consideramos insuportáveis. Para nós, o cheiro da urina e das fezes faz parte dos aromas que mais rejeição nos causam - no entanto, para os cães, são odores que lhes proporcionam informação de grande interesse para eles.

Muitos dos cheiros que os cachorros não gostam se encontram em nossa casa, e podemos inclusive levá-los conosco, causando em nosso companheiro peludo incômodo no nariz e uma situação desagradável. 

O olfato do cachorro

O olfato é o sentido mais desenvolvido dos cães, que têm entre 150 e 300 milhões de células olfativas, valores que, comparados com os cinco milhões de células que apresentam os humanos, são exorbitantes. Dessa forma, eles são capazes de identificar cada uma das partículas que se encontram no ar ou objetos e determinar onde estão os cheiros percebidos. 

Por outro lado, os cães são animais com uma grande memória olfativa. Isso quer dizer que, tal como nós somos capazes de reconhecer uma pessoa pela sua imagem, os cachorros reconhecem-nos através do nosso cheiro. Por isso, é fundamental deixar que um cão desconhecido nos cheire antes de acariciá-lo ou não dificultar dois cães que se cheiram entre eles.

Ao contarem com um olfato tão sensível, não é de estranhar que os cachorros fiquem excitados cada vez que saem à rua, pois é todo um mundo de cheiros que percebem e querem descobrir. Além disso, não nos deve surpreender o fato de os cães se mostrarem resistentes a certos aromas que para nós são agradáveis, visto que eles percebem esse cheiro com mais intensidade. 

Cítricos

O cheiro cítrico é um dos aromas mais apreciados por nós, e sua fragrância é capaz de durar horas em nossa casa. Por isso, temos o hábito de comprar produtos que tenham esse aroma e encher cada um dos cômodos da casa com eles, com o objetivo de oferecer um cheiro que dure e nos dê uma sensação de frescura. No entanto, para os nossos companheiros peludos, é diferente, sendo esse um dos cheiros que eles não gostam.

Lembre que os cães têm o sentido de olfato 40 vezes mais desenvolvido que nós. Dessa forma, se para nós o cheiro cítrico já é intenso, imagine como o cachorro deve percebê-lo. Trata-se de um aroma tão forte que pode chegar a causar irritação nas vias respiratórias do animal, causando uma sensação incômoda e insuportável.

Frutas cítricas como limão e laranja têm cheiros que os cães não suportam, mas as fragrâncias que eles mais odeiam são as dos óleos essenciais desse tipo de frutas. Os óleos são produtos concentrados que emitem um odor muito mais intenso que a fruta em si e, por conseguinte, o animal percebe um cheiro mais forte que o do alimento. Dessa forma, se você pretende utilizar um cheiro cítrico para evitar que o cão urine em uma determinada área da casa, recomendamos que utilize as frutas naturais e evite colocar ao seu alcance os óleos. O objetivo dessa técnica é evitar que o animal se aproxime desse espaço específico, e não lhe oferecer uma experiência desagradável.

Vinagre

O vinagre é outro dos remédios caseiros para evitar que os cachorros urinem em casa porque também faz parte dos cheiros que eles odeiam. Tal como acontece com os cítricos, o aroma desse produto é tão forte que é insuportável para os cães. 

No entanto, o vinagre de maçã é bastante eficaz como repelente natural de pulgas e carrapatos e para evitar que o cachorro cheire mal. Mas como é um dos odores que os cachorros não gostam, devemos misturá-lo com seu xampu habitual e reduzir, assim, sua fragrância. Não aplique essa solução na zona da cabeça e certifique-se de enxaguar bem.

Devemos aprender a utilizar o vinagre de maçã e saber o quanto aplicar para que seja o menos incômodo possível para o animal.

Pimenta

A pimenta é um alimento que deve sua picância a uma série de compostos químicos naturais denominados capsaicinas, que produzem um cheiro muito desagradável para os cachorros. Cheirar de forma direta esse alimento pode causar no animal irritação das vias respiratórias, coceira no nariz e espirros constantes. 

Álcool, em todas as suas versões

O álcool antisséptico é um cheiro que os cachorros não suportam, então aplicá-lo sobre sua pele está totalmente desaconselhado. No caso de ferida, o mais recomendável é limpá-lo apenas com água e consultar o veterinário para que seja ele a indicar como desinfetar.

Dependendo dos graus que o álcool contiver, será mais ou menos incômodo para o animal. No entanto, isso não quer dizer que o álcool usado como gel antibacteriano não seja um dos cheiros que os cachorros odeiam, visto que seu olfato sensível também é capaz de detectá-lo e determinar que não gosta dele.

As bebidas alcoólicas são igualmente desagradáveis para os cães, especialmente aquelas com um maior grau etílico.

       Foto: Reprodução


Esmalte de unhas

Embora para muitas pessoas o cheiro dos esmaltes de unhas seja agradável, os cachorros odeiam-no. Por trazerem em sua composição um elevado número de compostos químicos, especialmente formaldeído, nitrocelulose, álcool isopropílico e acetato, a fragrância dos esmaltes é realmente desagradável para os cães, causando-lhes espirros e coceira no nariz.

Os removedores de esmalte também fazem parte da lista de cheiros que os cachorros não gostam, devido aos seus compostos químicos, sendo a acetona o mais incômodo para eles. Dessa forma, recomendamos que você opte por removedores de esmaltes sem acetona e aplique todos esses produtos cosméticos longe dos cães.

Cloro, amoníaco e outros produtos de limpeza

Gostamos dos produtos de limpeza com cheiros frescos, intensos e perfumados, e acabamos por comprá-los esquecendo que nossos amigos peludos os odeiam. Tanto o cloro quanto o amoníaco são produtos que não só têm cheiros fortes que os cachorros odeiam, como também são altamente nocivos para eles. Inalá-los de forma direta pode causar irritação nas vias respiratórias e esôfago. Além disso, o amoníaco produz um aroma idêntico ao da urina dos cães, então eles podem relacioná-lo com a presença de outro animal em casa e manter-se em posição de alerta.

Apesar dos produtos mencionados serem os mais incômodos para os cachorros, todos os produtos de limpeza com cheiros fortes, como a água sanitária, têm cheiros desagradáveis para eles. Além disso, lembre que eles odeiam os aromas cítricos, então todos os produtos com essas fragrâncias causarão rejeição em seu companheiro peludo. Tente limpar a casa enquanto outro membro da família leva o cachorro para passear, para evitar tornar essa tarefa em uma experiência desagradável para ele.

Bolas de naftalina

A naftalina costuma ser utilizada como pesticida devido ao seu grau de toxicidade. E são precisamente os compostos químicos que a formam para ser um produto tão tóxico que não só causam um cheiro desagradável para o cão, como também a convertem em uma das coisas que podem matar o cachorro. A ingestão de apenas uma bola pode causar danos graves no fígado e no sistema nervoso central do animal, gerando vômitos, diarreia e convulsões. O consumo de mais de uma pode levá-lo à morte.

Perfumes

Já notou que depois de colocar perfume, se você tentar abraçar o seu cachorro, ele te rejeita? Seu fiel companheiro odeia todos os perfumes, sem exceção. Por serem produtos feitos com uma infinidade de compostos químicos, os aromas que desprendem são insuportáveis para eles. A mesma razão que nos leva a adorar os perfumes causa nos cães o efeito contrário: assim como nós percebemos o quão agradável é o perfume trazer um aroma diferente à nossa pele, os cachorros não gostam porque atua como um substituto do nosso cheiro corporal. Lembre que os cães reconhecem-nos pelo nosso cheiro; se o mascararmos com um diferente, não é de estranhar que odeiem essa fragrância desagradável que os impede de nos identificar.

E os perfumes para cães? Também são cheiros que eles não suportam. No entanto, marcas de qualidade, como são produtos feitos para eles, não são prejudiciais e podem ser aplicadas com moderação - isso quer dizer que será suficiente a quantidade de perfume aplicada durante o banho.

Fonte: Perito Animal   

Nenhum comentário:

Postar um comentário