Canal Presunto Vegetariano faz sucesso no YouTube


O G1 publica uma série de reportagens sobre youtubers de canais de receitas que ganham dinheiro com cliques, sem contar patrocínios. Segundo pesquisa do Google feita neste ano, 68% dos brasileiros com acesso à internet veem vídeos de gastronomia no YouTube.

"'Tem este de presunto' é a resposta mais ouvida quando vegetarianos perguntam se tem algo sem carne para comer em algum estabelecimento." A frase é parte da explicação da youtuber Paula Lumi quando questionada sobre o motivo de ela ter escolhido o nome Presunto Vegetariano para seu canal gastronômico. “É comum também oferecerem frango e peixe, mas o presunto é o que mais ouvimos”, completa.

No começo, chegamos a fazer receitas com ovo e leite, mas decidimos compartilhar apenas receitas veganas. Dessa forma, todos poderiam consumir: veganos, vegetarianos, intolerantes e alérgicos a ovo ou leite e quem come carne - que curiosamente é nosso maior público”, explica Paula.

Mas antes de você ver as receitas do canal, rolam muitos, muitos testes. “Sempre faço vários testes antes de compartilhar a receita, para ter certeza de que dará certo para os leitores. Um bolo é testado ao menos quatro vezes antes de ir para o ar."

“A mesma coisa aconteceu com o tofu e o assado de grão-de-bico. Fiz diversos testes na época do Natal. No congelador, não tinha mais espaço porque havia muita comida congelada. O bom é que acabou sobrando para a ceia.”

Casal faz-tudo

Paula tem 28 anos, é formada em design de produto e hoje faz pós-graduação. Ela é casada com Marco Alvares, ilustrador e idealizador do canal e blogue. São quase 240 mil inscritos e mais de 12 milhões de visualizações nos cerca de 250 vídeos.

“Sempre fomos eu e meu marido. No começo, sofríamos para ajustar a luz e o áudio. Perdíamos muito tempo com essas questões técnicas, já que éramos novatos e autodidatas. Hoje, eu gravo sozinha, também faço a decupagem do vídeo, fotografias, e ele cuida da edição final.” Os dois moram em Bauru, no interior de São Paulo, com três gatinhos.

Carne de jaca?

Ela busca inspiração em outros canais e apresenta receitas de pratos que demoram desde poucos minutos até dias para ficarem prontos.

“Temos muitas receitas rápidas, como sucos, farofas e saladas. Uma das queridinhas é a maionese de abacate, que fica pronta em 10 minutos. A mais demorada é a receita de brotos de lentilha. Esses brotos demoram três dias para ficarem prontos.”

E qual a receita mais acessada do canal? “É a carne de jaca, que é um substituto para o frango, muito usada por vegetarianos devido a sua textura e versatilidade.” O vídeo conta com mais de 300 mil visualizações.

Como ela ganha dinheiro?

O YouTube tem um programa de parcerias que permite aos criadores de conteúdo para a plataforma ganharem dinheiro com os anúncios exibidos. Além disso, a plataforma paga os criadores com base no número de visualizações de cada publicação. Segundo o site, o cálculo cruza o número de visualizações, cliques e anúncios para chegar aos dólares na conta do produtor.



Fonte: G1

Fotos: Arte G1 e Instagram/Reprodução


Leia também: “Receitas vegetarianas não são caras e complicadas”, afirma Paula Lumi   

Nenhum comentário:

Postar um comentário