Por Paulo Furstenau*
Encarceramento animal foi o tema do programa Conversa com Bial de terça-feira (1/8/2017), com a participação da geógrafa e diretora do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA), Elizabeth MacGregor, da bióloga e presidente da Sociedade Paulista de Zoológicos (SPZ), Mara Marques, e do ator e embaixador da OSCIP AMPARA Animal, João Vicente de Castro.
O principal assunto discutido foi o zoológico. A presidente da SPZ defendeu o lado "positivo" desses lugares, como preservação genética, mas ainda assim, nós, da Natureza em Forma, somos totalmente contra. É uma contribuição muito pequena para os animais.
Zoológicos são, em sua essência, prisões de animais, e animais não cometeram nenhum crime para ficarem presos. E ainda sendo exibidos para um público que se diverte do jeito que quer, sem respeito algum pelos animais, além da ausência de qualquer trabalho educacional e de conscientização por parte da direção dessas prisões.
Além desse tema principal, foram abordados rodeios e vaquejadas, tráfico de animais, cachorros de rua e até mesmo um pouco sobre vegetarianismo, quando Bial perguntou, no final do programa, sobre os hábitos alimentares dos convidados.
Para o telespectador sem muitas informações sobre a causa animal, acreditamos (esperamos) que o programa tenha sido bem esclarecedor.
Assista aqui na íntegra.
*Paulo Furstenau é jornalista voluntário da Associação Natureza em Forma
Foto: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário