Ter um animal em casa é ótimo em vários sentidos, mas é preciso saber lidar também com a questão das necessidades dos bichinhos. Isso porque pode demorar um tempo até que eles aprendam que têm que fazer xixi e cocô no lugar certo.
De acordo com especialistas, o tempo que cada cachorro vai aprender depende muito do próprio animal, da forma como a lição está sendo ensinada e também dos estímulos usados para isso. Por exemplo, não adianta nada gritar com o cãozinho e praticar algum tipo de violência, como esfregar o focinho no xixi, como alguns tutores estouradinhos fazem.
A melhor forma de ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo, independentemente da idade, é criando uma rotina para ele e usando alguns mecanismos de associações positivas. Dessa forma, em vez de ter medo de você e tentar burlar a regra fazendo as necessidades fora do lugar e de forma escondida, eles vão se sentir recompensados em aprender a nova missão.
Na lista abaixo, estão algumas dicas que podem ajudar bastante nisso. Se você seguir o passo a passo descrito e tiver paciência, sua luta contra o xixi e o cocô nos lugares errados vai terminar rapidinho.
Como ensinar a fazer xixi e cocô no lugar certo
Mesmo pequenininho, seu cachorro precisa ter uma rotina logo que chegar em casa, incluindo horário para dormir, comer e, claro, fazer suas necessidades. No caso dos filhotinhos, o certo é levá-los de 10 a 15 minutos depois das refeições para fazer xixi e cocô no lugar certo, determinado na casa. Os cães mais crescidinhos, por outro lado, devem ser levados até quatro vezes por dia.
Além da rotina, é muito importante para o cachorro fazer xixi e cocô no lugar certo se ele tiver um cantinho especial para isso. Pode ser no quintal, na varanda, na lavanderia ou qualquer outro lugar, desde que seja um cantinho só para isso e de fácil acesso. Mas, claro, não vale ser ao lado da comida, nem da caminha do animal.
Conforme já foi dito acima, você deve levar seu filhotinho, logo depois da refeição, para fazer xixi e cocô no lugar certo. Quando ele conseguir fazer suas necessidades, dê um petisco a ele como recompensa, seja carinhoso e elogie-o. Logo ele vai associar essa tarefa a algo bom e recompensador.
Pelo menos nas primeiras vezes, até o animal se acostumar, você precisa acompanhá-lo na hora do xixi. Para melhorar a comunicação com o cachorrinho, você pode escolher uma palavra específica para que seja o sinal de “pedir” para fazer as necessidades, como “banheiro” ou “cantinho”. Se você não puder ficar com ele, deixe-o em um lugar reservado com água, com um brinquedo, fraldinhas ou jornais.
Não são suas broncas que vão ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô no lugar certo. Portanto o estímulo, e não a repressão, é a melhor escolha. Embora seja difícil, os especialistas dizem que quando ele fizer no lugar errado, o melhor é ignorar.
Esfregar o nariz do cachorro no “mal feito” também não é uma opção! Quando você se irrita com o cachorro por esses motivos, você só estimula que ele faça errado mais vezes, só que escondido.
Fonte: Segredos do Mundo
Fotos: Reprodução
NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:
2. E aqui destacamos mais uma vantagem da adoção de cachorros adultos em vez de filhotes: adultos aprendem bem mais rápido sobre onde é o local certo para fazer suas necessidades. Na verdade, são raros os adultos que fazem xixi e cocô dentro de casa; na maioria das vezes, só fazem mesmo durante o passeio (lembrando que cachorros devem ser levados para passear no mínimo três vezes por dia, salvo em casos de doenças ou outros fatores debilitantes).
Nenhum comentário:
Postar um comentário