"Eu amo tofu", por Fabien Nissels



Por Paulo Furstenau*


I Love Tofu ("Eu amo tofu") é como o fotógrafo suíço Fabien Nissels chamou sua série ambientada em matadouros. Carcaças, sangue e tripas de seres vivos que nunca quiseram sofrer e morrer como sofreram e morreram; homens cortando, retalhando, carregando carcaças do que já foi uma vida, jogando água para limpar o sangue já entranhado em um ambiente imundo; máquinas e instrumentos frios nesse local coberto de sangue inocente.

A arte da fotografia revelando uma das tantas seções do inferno aqui na Terra. Provavelmente tenha sido essa a intenção do fotógrafo, mostrar que não adianta colocar filtros, embelezar aquilo que em sua essência é horrível. Quase dá para sentir o cheiro da morte exalando das fotos, daquelas carcaças retratadas agora como mais um item em uma linha de produção para se transfigurarem em pedaços de carne sem rosto para serem consumidos por pessoas no mínimo alienadas e acomodadas. 

Carcaças que um dia já abrigaram almas, cuja luz ainda dá para vislumbrar nas assustadoras fotos que mostram os olhos desses animais em cabeças sem corpos. 






















































*Paulo Furstenau é jornalista voluntário da Associação Natureza em Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário