Projeto coleta e reaproveita óleo de cozinha usado em Jordânia (MG)


A reciclagem de materiais como plástico, papel, óleo de cozinha etc. pode ajudar a proteger a natureza, pois, uma vez descartados de maneira incorreta, demoram anos para se decompor. Uma fábrica de Jordânia (MG), no Vale do Jequitinhonha, auxilia nesse processo reciclando óleo de fritura e transformando-o em sabão líquido.

De acordo com a idealizadora do projeto, a funcionária pública Leidimar Rodrigues, a fábrica foi instalada em 8 de junho de 2017, com o apoio da prefeitura, no antigo laticínio da cidade. Ela explica também que a maior parte do óleo recolhido é doada pelos próprios moradores da cidade: “O objetivo é fazer com que as pessoas, em vez de jogarem na pia ou na rua, levem até a fábrica”.

Leidimar afirma que todo o trabalho é feito sem fins lucrativos, com o objetivo principal de preservar o meio ambiente. “Além de zelar pela natureza, geramos economia para o município.”

A técnica de oferecer uma alternativa para o descarte correto do material vem agradando, tanto que atualmente são produzidos 350 litros de sabão diariamente. “E boa parte disso é doada para algumas entidades”, finaliza a empreendedora.


Foto: Facebook / Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário