Por que meu cachorro pega ração para se alimentar fora do pote?


Você já reparou como o seu melhor amigo come? Ele come a ração no pote ou pega um montinho e vai comer em outro local? Muitos cães se alimentam dessa maneira: pegam a ração na vasilha - em pequena quantidade - e a leva para se alimentar em outro cômodo da casa. Eles fazem isso até que a ração acabe na vasilha. Por que os cães agem assim? Não seria mais fácil se alimentar no pote?

Na natureza, os cachorros vivem em matilha. Devido a isso, quando eles caçam, o líder do bando, além de se alimentar primeiramente, tem direito a escolher a melhor parte da caça. Além disso, muitos cães podem esperar que o líder se alimente primeiro, para depois comerem. 

Os cães agem por instinto. O fato de pegarem um pouco de ração no comedouro e levarem para comer em outra parte da casa indica um comportamento submisso. Essa é uma forma de o líder da matilha não pegar a comida dele. Por quê? Porque é mais simples ele comer em outro local do que lutar contra o líder. Por isso, muitos cães preferem comer a ração longe da vasilha, ou seja, agem instintivamente.

Mas existe uma outra possibilidade para esse comportamento: o comedouro ser fabricado em metal. Muitas vezes, o barulho incomoda durante a alimentação e, por isso, os cachorros preferem comer longe da vasilha.

O seu cão se alimenta assim? Para corrigir esse tipo de comportamento, tente trocar o comedouro de metal por cerâmica ou barro*, porque faz menos barulho. Todavia pode ser que o seu melhor amigo continue levando uma pequena quantidade de ração para se alimentar em outro local.

Ou seja, se mesmo depois que você trocar a vasilha, ele continuar com esse comportamento, coloque a vasilha em um local mais calmo da residência, que não tenha tanto o fluxo de pessoas.

Você tem outros cachorros? Na hora da refeição, deixe que eles se alimentem de forma separada, para evitar competição. Coloque um pote de ração na sala, cozinha, entre outros locais da casa.

Lembre-se de alimentar o cão com ração de qualidade, que tenha todos os nutrientes que ele precisa para crescer e se desenvolver de forma saudável. Peça orientação ao veterinário sobre qual tipo de ração é indicado para o cão.

Fonte: Cães Online

Foto: Reprodução


*NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

Não use potes de plástico, pois é um material poroso que risca com facilidade, e essas irregularidades com o tempo ficam cheias de germes e bactérias. 

O segundo problema do plástico é sua composição e os químicos que são liberados aos poucos no organismo do animal. Muitos plásticos têm ftalatos, que servem para dar maleabilidade ao material – que fazem muito mal para a saúde (tanto nossa quanto dos animais).

Outro perigo é o BPA, que causa, entre muitas outras coisas, câncer e problemas neurológicos. Felizmente, ele é proibido no Brasil, mas a grande maioria dos comedouros vendidos por aí são feitos na China. 

(Texto extraído de outra postagem que replicamos aqui no blogue, sobre hábitos dos gatos na hora de se alimentar e potes ideais para eles. Leia aqui.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário