Por que alguns cachorros tentam fugir de casa?

    Foto: Reprodução


Você já deve ter reparado que alguns cães, por mais que sejam muito amados e bem tratados em suas casas com suas famílias, não podem ver a porta aberta que já querem correr para fora e fugir. Você já se perguntou o motivo pelos quais eles fazem isso?

De acordo com a professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Geórgia (EUA), Sharon Crowell-Davis, quando um cão faz isso ele pode não estar completamente feliz.

Ainda segundo Sharon, isso não significa que ele tenha uma vida ruim, mas para ele está faltando algo. Os cães são naturalmente curiosos e ativos, essa espécie de animal gosta de explorar e descobrir coisas e lugares.

Se você só passeia com seu cachorro para que ele faça suas necessidades e em cerca de 10 minutos já estão dentro de casa novamente, ele pode querer fugir de casa para procurar atividades e novos estímulos.

Cachorros de temperamento mais ativo e com mais energia são os mais prováveis de fugirem se tiverem a oportunidade. Mas isso não quer dizer que esses cães não amem seus tutores, eles estão apenas seguindo um instinto natural.

Por outro lado, existem aqueles cachorros mais preguiçosos, que preferem muito mais o conforto de uma caminha dentro de casa a brincar e correr em um parque até se cansar. Esses dificilmente fogem de casa.

Então, para evitar que o cachorro fuja de casa, mas também que ele seja um preguiçoso, o ideal é estimular o cão. Ofereça para ele um ambiente familiar divertido, não deixe ele se sentir entediado, dê para ele brinquedos estimulantes próprios para animais de estimação, leve-o para fazer longos passeios e brinque com ele para que possa descarregar suas energias*.

Dessa forma, o cachorro vai se manter sempre ativo, terá mais qualidade de vida e continuará mais interessado em ficar em casa.

Além de tornar a casa mais atraente, Dra. Sharon Crowell-Davis indica ensinar alguns comandos básicos para o cão, como vir, para que o animal venha até você quando chamado em vez de fugir, parar e sentar. Outra dica importante é: mesmo que o cão demore a vir, quando ele chegar em você, não o repreenda pela demora, e sim parabenize-o por ter feito a coisa certa.

Além disso, certifique-se de que esteja dando atenção o suficiente e muito amor e carinho para o cachorro.

Os cães também precisam gastar suas energias e não gostam de ficar entediados
(Foto: Reprodução)


Fonte: Portal do Dog (via Vetstreet)


*Leia também: Brincadeira produtiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário