5 cuidados básicos com cães e gatos durante o inverno


Você sabia que cachorros e gatos necessitam de cuidados especiais quando as temperaturas abaixam? Na hora do banho ou até mesmo nos pequenos detalhes como a caminha do animal, existem dicas para deixar tudo ainda mais confortável durante o inverno.

Roupinhas

Segundo a veterinária Carla Storino Bernardes, imaginar que os animais não sentem frio é um grande engano: "Os pelos oferecem certa proteção aos cães, mas em alguns casos isso não é suficiente. A necessidade de uma roupinha ou cobertor varia de acordo com a pelagem, o ambiente onde o animal vive (interno ou externo) e alimentação, entre outros fatores".

Por isso, para cães com o pelo mais curto e menores, é indicado o uso de roupas durante o inverno, mas sempre lembrando que é por um curto período, prezando sempre pelo conforto do animal. 

Caminha

Assim como as roupinhas, é indicado que as caminhas dos animais sejam acolchoadas, a fim de fornecer maior conforto na hora de dormir. A veterinária alerta apenas para a higienização das cobertas: "Tanto as roupinhas quanto as cobertas devem ser lavadas periodicamente ou de acordo com a necessidade e o local onde vive o animal".

Gripe canina

Durante o inverno, os animais ficam mais suscetíveis a adquirir pequenos problemas de saúde, como a gripe canina, conhecida como traqueobronquite. Nesse caso, é indicado levar o bicho ao veterinário o mais rápido possível para que o profissional possa indicar o melhor tratamento. Outros problemas que podem surgir são as dores ortopédicas, que geralmente aparecem quando as temperaturas estão mais baixas.

Alimentação

Segundo Carla, a alimentação do animal não deve ser alterada durante o inverno. O ideal é oferecer alimento de duas a três vezes por dia no caso de gatos e cachorros. A única exceção é em relação aos cachorros que ficam fora de casa, já que a queima de gordura para se aquecer no frio é maior. Por isso, é indicado aumentar a quantidade de ração oferecida em até 20%.

Hora do banho

No inverno, os tutores devem diminuir a frequência do banho e da tosa, já que os pelos atuam como uma barreira de proteção natural para troca de calor com o ambiente. Quando for dar banho, é indicado um ambiente fechado e água morna. Além disso, o animal não deve ficar exposto ao vento após o banho.

Fonte: Terra

Foto: Shutterstock


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. O jornal A Tribuna publicou uma matéria especificamente sobre a necessidade ou não da roupinha. Transcrevemos o texto abaixo:

Está pensando em agasalhar seu amigo peludo nos dias mais frios do inverno? Tudo bem, mas é preciso pensar no que vai vestir nele.

Estamos em pleno inverno e os dias frios castigam também os animais. Optar por uma roupinha quente no cão é uma boa solução, mas, segundo a médica veterinária Caroline Mouco Moretti, existem contraindicações. Vamos ver?

Para os animais que possuem pelos ralos ou curtos e que estão acostumados com tecidos, a roupinha é uma boa opção para mantê-los aquecidos.

Caso opte por roupas, dê preferência a peças com as quais o cão esteja acostumado e se sinta livre para brincar e fazer suas necessidades, ressalta Caroline.

Já em relação aos animais que possuem pelos grandes e longos, é preciso que o tutor tome muito cuidado com roupas, já que, para esse tipo de animal, o tecido pode atrapalhar em vez de ajudar.

“O pelo longo do animal que usa roupa pode desenvolver nós, que não secam direito após o banho, gerando fungos e bactérias, causando inclusive uma dermatite”, alerta a veterinária.

E atenção: se os nós surgirem nos pelos por causa da roupa, o cão precisa ser tosado, o que o deixará mais exposto ao frio.

2. E quanto aos gatos? Eles não devem usar roupas. Para alguns cachorros, é indicado porque sentem mais frio e têm menos proteção, por causa do tipo de pelo. Mas para os felinos, o ideal é criar espaços com caixas e cobertas para eles se aquecerem - por isso, eles procuram o guarda-roupa de seus tutores, para ficarem sossegados e quentinhos (e não porque querem usar roupas!). Em relação ao banho, leia aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário