Como cuidar de um cachorro cego?



Ter um cachorro cego por perto pode impor alguns desafios ao tutor, mas também ser uma experiência maravilhosa. O aprendizado é ainda maior quando o cão não nasceu assim e passa a ser deficiente visual depois de um tempo. 

Muita gente pensa que o cachorro cego não consegue se locomover ou que tem grandes dificuldades, mas nem sempre é verdade. O animal também passa a se adaptar e lidar com a cegueira.

Para facilitar a relação entre o tutor e o cão, algumas dicas podem ser fundamentais.

Em casa

Pode parecer óbvio, mas não mude os móveis de lugar. Com a mudança, o cachorro pode se perder, porque ele decora os caminhos da casa ao se locomover. Ao esbarrar nos móveis com muita frequência, além de poder se machucar, ele ficará assustado e desorientado. 

Também é importante proteger as quinas dos móveis, como armários, portas, mesas de cabeceira e quaisquer outros que possam machucar o animal.

Os potes de ração e água também devem ser mantidos no mesmo lugar, para o cão não se atrapalhar.

Se o cachorro vive do lado de fora da casa (no jardim ou quintal)*, mantenha o ambiente mais liberado possível. E só deixe o cão do lado de fora se a casa for cercada!

Tapetes

O ideal é ter tapetes antiderrapantes, para ajudar o cão a se movimentar de cômodo para cômodo. Se o chão for escorregadio, a chance de o animal se machucar é grande.

Escadas

Se a casa tiver escadas, coloque um portão no topo para prevenir quedas.

Avisos 

É bom sempre avisar e lembrar as visitas de que o cão é cego. Não deixe que passem a mão no cachorro antes que ele as cheire. Afinal, o animal pode ficar desconfiado e se sentir invadido, já que não enxerga.

Quando estiver em público, também é bom colocar uma roupinha ou um lenço com os dizeres “SOU CEGO”, para que as pessoas saibam e tomem os devidos cuidados. Além disso, ele vai ficar muito fofo!

Sempre apoie o cão

O cão pode ficar mais confiante se o tutor conversar com ele. Ao ser encorajado, ele vai sentir que pode ser mais independente. 

Passeio 

O ideal para passear de forma mais confortável para o cão deficiente é usar uma guia mais curta. Assim, o tutor consegue ter mais controle sobre o animal e ele se sentirá mais seguro. 

Toques

Nunca aborde um cachorro cego por trás porque isso pode apavorá-lo. Quando ele estiver dormindo, também é melhor evitar tocá-lo. 

Fonte: Canal do Pet

Foto: Reprodução


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. A matéria original sugere também identificar os outros animais da casa colocando sinos em suas coleiras. Excluímos esse trecho porque discordamos fortemente disso. Sinos, guizos e afins incomodam quaisquer animais que estejam sendo forçados a usá-los. Gatos, então, nem coleira devem usar, pois podem se enforcar com ela.

Quanto ao cachorro cego em si, lembramos que o principal sentido do animal é o olfato, portanto ele consegue ter uma ótima vida sem enxergar, inclusive sabendo onde estão os outros animais da casa através do faro.



4. O bonitão da foto abaixo é o Zen. Ele é quase cego, muito carinhoso e companheiro, e está esperando uma família amorosa que o adote e cuide dele como merece. Venha conhecê-lo em nosso Centro de Adoção. Confira nosso endereço e telefones aqui.

Foto: Natureza em Forma / Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário