Saiba tudo sobre caudectomia e cordectomia


A mutilação de cauda e orelhas de cães é proibida no Brasil, mas ainda gera muita polêmica. Está no "padrão" de muitas raças o corte de cauda e orelhas, mas você entende por que isso é crime no País? Saiba mais sobre a caudectomia e cordectomia.

O que é caudectomia e cordectomia?

Caudectomia é uma cirurgia que corta a cauda dos cães, enquanto a cordectomia é o corte das orelhas, deixando-as para cima. Além desses procedimentos, é proibida a cirurgia que corta as cordas vocais dos cães para que não latam.

Quais os argumentos de quem é a favor da caudectomia e cordectomia?

Algumas pessoas afirmam que, para cães de certas raças, é necessário o corte de orelhas e cauda para que eles possam realizar melhor suas tarefas*. Existem também pessoas que argumentam que seus cães não ouvem por terem orelhas caídas.

Há ainda quem justifique a mutilação como forma de impedir que o cachorro brinque e possa ser melhor cão de guarda; outros chegam a dizer que a caudectomia é para que o bichinho não suje a casa ao abanar o rabo sujo depois de um passeio.



Por que esses procedimentos são proibidos?

Desde 2008, uma norma federal proíbe esses procedimentos. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) entende procedimentos cirúrgicos com finalidade apenas estética como maus-tratos aos animais, portanto veterinários que realizem esses procedimentos podem perder suas licenças.

Os tutores e criadores que realizam essa prática também podem ser enquadrados na Lei de Crimes Ambientais, que entende a mutilação estética como maus-tratos aos animais. Existem casos de animais que desenvolveram infecções sérias devido ao corte desnecessário de orelhas e cauda.

Qual a diferença entre cirurgia estética e castração?

Ao contrário da cirurgia estética, a castração tem a finalidade de proteção da saúde do cão, já que diminui bastante a possibilidade de ocorrência de doenças como câncer, principal causa da mortalidade canina.

Cortar cauda e orelhas apenas por estética ou sem nenhuma necessidade comprovada de melhoria na saúde do animal não pode ser comparado à castração**.

O corte da cauda e das orelhas dos cães pode ser necessário?

Cauda e orelhas fazem parte do sistema de comunicação dos cães - a cauda, por exemplo, funciona como uma prolongação da coluna vertebral. O corte de orelhas também é muito requisitado por tutores que querem colocar seus cães em competições, embora isso não seja necessário, pois animais de orelhas inteiras também são aceitos nas competições***. 

Os dois procedimentos são proibidos, mas existem exceções. No caso de alguma doença, um caso isolado exigir que seja feito o corte de orelhas e cauda, é permitida a realização. Procedimentos assim exigem que o cão seja sedado, e qualquer procedimento que envolva sedar um animal só deve ser realizado em casos para cuidar da saúde do cão.

Se você não quer que o cachorro suje a sala ao abanar o rabo quando chegar de um passeio ou acha que o pitbull vai proteger a casa melhor se tiver as orelhas curtas e ainda se sair melhor em uma briga com um ladrão, então não tenha um cão - opte por um sistema de segurança em vez de colocar a vida de seu cachorro em risco, afinal um ladrão invadirá sua casa armado para enfrentar seu cão de guarda. E se você está preocupado com a sujeira, não tenha animal algum. Mas não submeta um cão a cirurgias de mutilação desnecessárias por puro capricho. A vida de um animal é uma responsabilidade grande, ele não precisa ter as orelhas cortadas para ser protetor, ele irá proteger a casa onde se sentir seguro e vai defender a família que cuidar dele. Sempre opte por manter seu cão saudável e equilibrado.




Fonte: Web Cachorros

Fotos: Reprodução


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. Reforçamos que caudectomia e cordectomia são mutilações estéticas sem propósito que os humanos impõem aos animais, assim como a clitoridectomia (extirpação de clítoris), prática comum em algumas culturas, é imposta por humanos homens a humanas mulheres.

Já o Olhar Animal, que também replicou esta matéria, fez a seguinte nota após o texto: "A caudectomia, a cordectomia, assim como a conchectomia e todas as cirurgias estéticas em animais são proibidas EXPRESSAMENTE desde 1934 pelo Decreto-Lei 24.645, sendo também proibidas pela Lei Federal 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). Porém os órgãos de classe veterinários sempre fizeram vista grossa. Apenas recentemente, o CFMV começou a emitir portarias 'chovendo no molhado', proibindo o que já era proibido, mas sempre ignorado. Mas considerando que vários desses órgãos afirmam que não há maus-tratos em vaquejadas e as apoiam, não é de surpreender que não considerassem maus-tratos outras violências contra animais, como essas cirurgias".

*2. "Algumas pessoas afirmam que, para cães de certas raças, é necessário o corte de orelhas e cauda para que eles possam realizar melhor suas tarefas." Lembramos sempre: animais não são escravos. Quer proteger sua casa? Pague por um sistema eletrônico de segurança ou contrate um humano justamente remunerado.

**3. Leia mais sobre a importância da castração (esse sim um procedimento importante para a saúde do animal - não só de cães, mas também de gatos) em nosso site.

***4. Competições de cachorros: mais uma aberração do comportamento humano. A pessoa acredita não apenas que os animais são produtos para serem fabricados, vendidos e comprados, mas também representam símbolos de status para serem expostos e valerem prêmios (para o humano, claro). 

5. Leia mais sobre maus-tratos em nosso site.

6. Leia algumas matérias que publicamos sobre os males que a ganância e vaidade humanas geram nos animais. E entenda por que você não deve comprar animais, e sim adotar:







E vale sempre lembrar também que: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário