Conheça a radiografia de um pug e aprenda com ela


O cruzamento de raças é um dos principais fatores para sua grande degeneração e sofrimento dos animais. Uma das raças mais afetadas por essas leis de eugenia é o pug.

Na maioria das vezes, os cachorros são condenados a uma vida de sofrimento, quando cruzados com outras raças. Muitos têm problemas respiratórios devido ao capricho humano. A parte estética é algo que importa muito para certas pessoas, por isso tentaram ao máximo que os narizes de certos cachorros fossem quase inexistentes, de tão pequenos que são.

Ao ver uma radiografia desses animais, você compreenderá.


Os ossos da face nessas raças foram comprimidos, mas não o tecido circundante, o que obstrui o fluxo de ar, forçando outros músculos a trabalhar mais para que o animal possa respirar.

Ao longo da vida do pug, os mecanismos anatômicos que compensam a hiperatividade nos músculos faciais caninos podem falhar, resultando em crise respiratória.

Para compreender melhor, compare a radiografia do pug com a estrutura óssea craniana de um pastor alemão.


Embora os cruzamentos de pastor alemão também deem errado e eles sofram de vários problemas na parte inferior do corpo, o crânio é estruturalmente semelhante ao de um lobo, animal do qual descendem todos os cachorros.


Por que todos os cães têm um focinho comprido?

A resposta curta é porque o nariz é evolutivamente melhor. Ou seja, lhes permite rastrear, cheirar, comer e mastigar mais facilmente do que se tivessem um focinho curto.

E os pugs?


Cachorros com focinho achatado não têm espaço no maxilar para os dentes, e assim muitas vezes têm problemas de mordida e dentição, além de maior risco para desenvolver periodontite.

Quanto aos olhos, não há espaço suficiente, daí serem anormalmente grandes. Por estarem tão perto do nariz, eles não têm a proteção fornecida pelo focinho comprido quando farejam o chão e muitas vezes sofrem muito mais acidentes oculares.

O grave problema dessa raça cruzada é mesmo a respiração!


Seu nariz é apertado e sua traqueia e palato são curtos, tornando difícil respirar normalmente. Isso impede uma correta termorregulação, o que pode resultar em hipertermia, desmaio, insolação, problemas digestivos e apneia do sono.

Os problemas de saúde obrigam os pugs a levar uma vida sedentária, pois estão sempre cansados. E o que isso implica: uma curta expectativa de vida. Uma característica também existente em outras raças de focinho curto, como buldogue inglês, buldogue francês, boxer, boston terrier, pequinês e shih tzu.

Os cachorros são os melhores amigos do homem, mas está claro que o homem não é o melhor amigo deles. Somos os responsáveis diretos pela vida de sofrimento que essas raças levam. Isso tudo por causa do egoísmo e vaidade humana de ter um cachorro com essas características. A domesticação e cruzamento de raças estão destruindo nossos amigos de quatro patas. 

Fonte: Histórias com Valor

Fotos: Reprodução


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. Não financie essa crueldade: não compre pugs. Não compre nenhum animal. Amor e amizade não se compra. Adote! Com tantos animais nas ruas, sofrendo com fome, sede, violência, acidentes, frio, calor e demais intempéries, além daqueles que são recolhidos e sacrificados pelos Centros de Controle de Zoonoses (CCZs) nos estados brasileiros onde ainda ocorre essa prática, qual a razão de comprar um animal? Você acha que ter um cão ou gato de raça, com pedigree, te dará importância e status? Quer ter alguma raça que está na "moda", porque todo mundo está comprando e você também tem que comprar, como se fosse uma bolsa ou o último modelo do iPhone? Se você acha isso, não deveria ter animal algum. Em vez de gastar seu dinheiro comprando uma vida, que tal investi-lo em umas sessões de psicoterapia?

2. Além disso, o comércio de animais de estimação é uma verdadeira indústria de maus-tratos, que explora cadelas e maltrata filhotes, com o único propósito de ganhar dinheiro em cima deles. Recomendamos a leitura das seguintes matérias sobre o assunto:






E vale sempre lembrar também que:

Nenhum comentário:

Postar um comentário