10 coisas que os gatos querem dizer com seus gestos


Os gatos podem ser animais enigmáticos. Eles têm maneiras particulares de mostrar afeto ou pedir algo. A especialista em comportamento animal Carolina Rocha explicou o significado de 10 atitudes comuns dos bichanos. Confira abaixo.

1. Fazer contato visual e piscar suavemente


Ao olhar para o tutor e fechar os dois olhos calmamente, os gatos mostram que amam e confiam nessa pessoa. É quase como um beijo, uma conexão de amor e confiança.

2. Ronronar


O barulho de “motorzinho” não indica apenas coisas boas. Os felinos ronronam para avisar que algo irá acontecer, quando usam a caixa de areia… Mas o som mais potente é deixado somente para momentos de felicidade ao lado de quem gostam.

3. Roçar as bochechas por aí


Quando um bichano se sente confortável, seja pela companhia, seja pelo ambiente, passa as bochechas em móveis, nas pernas e mãos do tutor quando é acariciado…

4. Encostar a testa em você


Seu animal já olhou para você, abaixou a cabeça e a encostou em sua testa, queixo ou bochechas? Esse gesto é demonstrado para os tutores muito amados, como um carinho.

5. Deitar no seu colo


O fato é: gatos adoram lugares quentinhos e confortáveis para dormir, como uma caminha ou travesseiro (quem não gosta?). Mas ao preferir seu colo para a soneca, mostram que escolheram dormir junto de você.

6. Entortar a pontinha da cauda


O rabo de um gato é como um termômetro de seu humor. Quando fica esticado, quer dizer que está assustado, por exemplo. Mas quando o mascote está perto e passa com a pontinha torta da cauda, é porque confia em você.

7. Trazer ratos, pássaros e insetos mortos para casa*


Pode até parecer um presente de grego, mas não é. Gatos gostam de ser apreciados por seus atos. Depois de caçarem, um ratinho, um pássaro, um inseto morto ou até mesmo um rabo de lagartixa podem aparecer em seu travesseiro. Para os humanos, pode ser nojento, mas o bichano vê como um sinal de amizade.

8. Parar do nada e se esparramar no chão


É um jeito de o animal se alongar. Também pode significar um pedido para brincar.

9. Fazer xixi fora da caixa de areia**


Muito seletivos, os felinos gostam de areia limpa e podem rejeitar alguns formatos de caixas. Se ela estiver em um lugar com muita gente circulando em volta, os animais também costumam não gostar. O ideal é sempre ter uma caixa a mais do que o número de gatos na casa. Além disso, o bichano pode estar sentido alguma dor ou ter algum problema de saúde. Nesses casos, procure um veterinário.

10. Miar toda hora***


Há diversos motivos para os miados. Trata-se do método de comunicação mais direto dos felinos com os humanos e costuma funcionar, já que os tutores respondem a esse comportamento – e quanto mais responderem, mais ele se repetirá. O animal pode estar em busca de atenção, carinho ou comida (ou mesmo de coisas simples, como um pedido para abrir a porta). É possível também ser um sinal de estresse, desconforto ou percepção de mudanças no ambiente, situações novas para ele.


Fotos: Reprodução


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. *Sobre caçar, lembramos que essa caça deve se restringir ao perímetro do lar, pois gatos devem ficar seguros em casas/apartamentos com janelas teladas. 

2. Leia também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário