Cães e camas. Parte 1: Seu cachorro dorme com você? Saiba se a prática é saudável



Algumas pesquisas já mostraram que muitos cães dormem dentro de casa. Esse número também é alto em relação aos que estão acostumados a passar a noite dentro do quarto ou na cama do tutor. Mas será que essa prática é realmente saudável para o animal que dorme com o tutor, e vice-versa?

Sabemos que o cão é um animal social, assim como o ser humano. Se pensarmos em seus ancestrais, eles costumavam dormir juntos, aninhados, pois essa é uma forma de se proteger, ficando menos vulneráveis, além de se manterem aquecidos.

Portanto, para os cães, dormir próximo aos humanos equivale a estar perto de sua família. Mas, por outro lado, devemos ter em mente alguns cuidados, pensando no bem-estar de todos.

Cães grudados demais

Muitos cães que não abrem mão de dormir com os tutores são extremamente apegados a eles - são aquelas "sombrinhas". O problema é que cachorros muito grudados têm maior predisposição para apresentar ansiedade de separação.

É importante também observar se o fato de o cão dormir na cama dos tutores o deixa mais ansioso em outras situações. Não é bacana permitir que esse seja um fator a desencadear comportamentos indesejados, como não permitir que o marido ou a esposa durma do seu lado na cama, já que o cão fica ali guardando seu território.

Um cão obediente, bem treinado em limites e um tutor consciente daquilo que deve ou não permitir ao cachorro sempre levarão a uma boa convivência, mesmo quando se opta por deixar o cão dormir no quarto.

Treinar comandos como "fica" e deixar que o animal fique em um cômodo com um osso bem gostoso, enquanto o tutor vai ao banheiro, por exemplo, é um bom exercício para se fazer no dia a dia.

Saúde

Outro ponto a ser considerado são as questões de saúde. É importante manter vermifugação e antiparasitários em dia, assim como as visitas preventivas ao veterinário. De qualquer forma, mesmo cães que dormem em qualquer lugar da casa devem ter sua saúde muito bem cuidada, ou seja, não é só porque dormem com o tutor que precisamos pensar na saúde deles. 

O que é certo então?

O certo ou errado fica a critério de cada um. Agir com bom senso deve ser o principal fator para decidir. Mas, pensando no bem-estar do cão, se a opção for deixá-lo dormir no quarto, ele deve ter sempre sua independência estimulada.

Seguindo esses conselhos e com bom senso, o cão que dorme na cama não apresentará problemas comportamentais.


Fonte: Canal do Pet

Foto: Shutterstock


NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

Independentemente de o cachorro dormir ou não na cama do tutor, é importante que ele tenha sua cama como referência, um cantinho dele com seus brinquedos, para que ele não comece a desenvolver ansiedade e dependência - assim como os filhos humanos que por vezes dormem com os pais, cada um deve ter sua cama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário