Veganismo na infância - 5 dicas para incentivar as crianças a cuidarem da natureza


A maior parte da população mundial mora em centros urbanos, onde o estilo de vida torna o contato com a natureza cada vez mais escasso. Segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 84% dos brasileiros moram em cidades. Isso reflete no comportamento das novas gerações, que brincam cada vez menos ao ar livre e consequentemente criam menos vínculos com a natureza.

“A natureza é nosso habitat, nosso mundo, o ser humano faz parte desse todo. É importante as crianças entenderem isso e aprenderem como algumas ações podem ajudar na conservação do meio em que vivem”, afirma a coordenadora de Áreas Protegidas da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Marion Silva.

“A consciência desenvolvida nas primeiras fases da criança faz com que, quando adulta, ela tenha uma noção plena de sua participação na construção de um mundo melhor. Um excelente presente que você pode dar ao seu filho é ensiná-lo a dar valor à natureza”, completa Marion, que tem uma filha de 10 anos.

Confira cinco dicas para estimular as crianças a terem consciência da importância da natureza.

1. Promova passeios e brincadeiras em parques e reservas naturais

É importante fazer a criança interagir com a natureza. Vá a um parque urbano e estimule-a a despertar sua criatividade, andar descalça, sentir a textura da grama e da terra nos pés. Promova brincadeiras como coletar folhas secas no chão e compará-las. Isso fará com que ela observe o ambiente com mais atenção.

Sair das cidades também é uma opção. “Mostrar a grandiosidade da natureza em áreas conservadas deixa as crianças empolgadas. Já levei minha filha à Reserva Natural do Salto Morato (PR), ao Parque Estadual do Pico Marumbi (PR), ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), entre outros, e ela adora o contato com a natureza”, conta Marion.

Quer promover uma expedição de exploração com os pequenos? Uma boa dica para ajudar na escolha do roteiro do próximo passeio é o site WikiParques, uma plataforma da Fundação Grupo Boticário e da Associação O Eco que reúne parques e reservas ao redor do Brasil.

2. Tenha plantas em casa

Distribua vasos com mudas pela casa: isso tornará o contato da criança com a natureza mais corriqueiro. Ensine-a sobre a importância de regar as mudas e acompanhe com ela as diversas fases de crescimento da planta. Sempre que possível, dê preferência às espécies nativas da sua região, pois elas se adaptam melhor ao ambiente.

3. Cultive uma horta em casa

Mesmo em apartamentos, é possível ter um vaso com temperos, como hortelã, cebolinha e salsinha, ou ainda com frutas como morango. Mostre para a criança o ciclo da natureza e como dependemos dela para nos alimentar do que ela fornece.

4. Mostre a importância da chuva para o ciclo da vida

É importante a criança entender que os dias chuvosos têm valor, pois as plantas e os animais silvestres dependem dela para viver. Leve seu filho para sentir na pele as gotas caindo do céu e explique os estágios da água (sólido, líquido e gasoso).

Comente também sobre a importância de áreas verdes. Elas protegem o solo, segurando a água da chuva para que ela se infiltre lentamente até chegar aos lençóis freáticos, que alimentam as nascentes, e a partir daí os rios. Nas grandes cidades, o excesso de asfalto, concreto e outros solos não permeáveis impedem que a chuva se infiltre no solo, fazendo com que essa água escorra rapidamente para o leito dos rios, aumentando a possibilidade de enchentes.

5. Demonstre amor pelos seres da natureza

Trate os animais com amor e carinho, ensinando à criança que todos devem ser bem cuidados. Mostre os pássaros que cantam nas árvores, as minhocas na terra e os insetos, valorize os animais em vida livre. Todos os seres têm uma função importante no ciclo da natureza e podem conviver em harmonia mesmo em áreas urbanas.

Fonte: Ciclo Vivo

Foto: iStock


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. Acompanhe nossa série semanal sobre veganismo na infância. Clique no marcador no final desta postagem e leia as matérias anteriores!

2. E por que uma matéria sobre natureza em uma série sobre veganismo? Primeiro, porque o veganismo vai além da alimentação - é uma filosofia de vida a favor da completa abolição animal. Veganos não usam roupas, acessórios etc. de couro, lã, pele, pena ou seda; não frequentam "atrações" que utilizem animais, como zoológicos, circos e aquários; não usam quaisquer produtos (alimentícios, cosméticos, limpeza etc.) de empresas que façam testes em animais.

E, ainda mais que isso, todo esse respeito aos animais está intimamente ligado ao respeito à natureza, ao planeta onde vivemos. Os seres humanos devem aprender isso desde cedo, sobre a importância de todas as formas de vida - animal e vegetal - para a sobrevivência da própria Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário