Os cães conseguem assistir televisão como os humanos?



Seu cachorro gosta de assistir TV?

É muito comum ver o interesse dos cachorros pela televisão, principalmente quando tem um cão na telinha. Existem milhares de vídeos divertidos na internet de cachorros entretidos com a TV. Mas será que os cães enxergam as imagens na televisão da mesma maneira que os humanos?

Isso vai depender da televisão que você tem na sua casa.

Quando assistimos algo na TV ou no cinema, temos a impressão de que estamos vendo uma imagem contínua em movimento, mas na verdade o que estamos vendo são vários frames (quadros) individuais.

Esses frames parecem ser uma mesma imagem em movimento porque nossos olhos não percebem a mudança entre uma imagem e outra.

A velocidade de mudança de um frame para outro é determinada pela taxa de frequência de pulsação. Para os humanos, essa frequência gira em torno de 50 a 60 hertz, o que significa que nós conseguimos enxergar a imagem facilmente.

Os cachorros enxergam o mundo de maneira mais rápida: a taxa de frequência de pulsação deles gira em torno de 70 a 80 hertz. Isso significa que, quando os cães assistem a uma televisão de tubo que funciona numa frequência de 60 hertz, eles enxergam fotos piscando, em vez de uma imagem contínua.

Mas a tecnologia atual permite que os cachorros vejam TV da mesma maneira que os humanos, porque as televisões de LCD, LED e plasma trabalham com uma frequência maior, 100 hertz ou mais.

Canal de TV bom pra cachorro

Nos Estados Unidos, a Dog TV é o primeiro canal de televisão feito exclusivamente para cachorros. Possui programação 24 horas que estimula a mente, oferece relaxamento e diversão.

“Ele vê a imagem como se estivesse vendo ao vivo. Então se ele estiver efetivamente olhando e se interessando, às vezes até interagindo com o animal que aparece na televisão, é porque ele está vendo o que ele vê ao vivo, na vida real”, explica o oftalmologista veterinário Jorge Pereira.

As imagens são tratadas para se adequarem à visão canina. “Ele não vê cores vibrantes, mas tons de cinza. Ele é capaz de ver muito melhor do que a gente”, afirma o veterinário Mauro Sales Tupinambá.

Por possuírem audição apurada, o som é de baixa frequência e mais grave.

Os criadores deixam claro que a Dog TV não é um substituto para exercícios ou a vida em família com o cachorro, e sim mais uma ferramenta para ajudar cães que, por exemplo, ficam sozinhos em casa e possuem ansiedade de separação.


Foto: Dog TV / Reprodução


NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

E veja só Trevor vendo TV. Será que seu tutor já deu a ele um trampolim de presente? Afinal, atividade física é definitivamente mais saudável que televisão, tanto para os humanos quanto para os animais!  :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário