Desafio da vida social para veganos



Revolução do Garfo, série da Rádio CBN sobre o veganismo

Escute o programa aqui.


2. Desafio da vida social para veganos

Fernanda Rainha viveu um constrangimento que muitos outros veganos também já sentiram na pele: contar para os pais a decisão de não comer mais carne. Ela não foi levada a sério e despertou preocupação da mãe. Porém, mais de um ano depois e com exames que comprovam uma vida mais saudável, ela ganhou o respeito da família - embora continue sendo a ovelha verde no almoço de fim de semana.

A arquiteta Mariana Ignácio também deparou com uma situação esquisita: arranjou um namorado de família argentina. Além da própria família, ela teve que se virar para comer na casa dos sogros.

"Na casa dele, não tinha arroz e feijão. Era carne no almoço, no jantar e até no café da manhã, então era supercomplicado. O que eu fazia era ir para a cozinha fazer o que ia comer. No final, todos acabavam comendo o que eu fazia. Assim, faço questão de cozinhar algo bem gostoso", diz Mariana.

E eis um resultado agradável para ela: além de o namoro evoluir para um casamento, seu marido, o consultor de pré-vendas André Strenger, resolveu abandonar as carnes também. "Ela nunca me influenciou em nenhum momento para deixar de comer carne. Diversas vezes em que fomos a um restaurante japonês ou argentino, ela sempre me acompanhava. Mas sempre que a gente ia comer, o prato dela estava mais gostoso."

Mariana e André podem um dia acabar formando uma família igual à da veterinária Camila Violante - seu marido e os dois filhos pequenos são veganos. Dentro de casa, ela diz que a família nunca teve problemas. As crianças comem de tudo, até quiabo, para não maltratar os animais. Mas a escola já trouxe problemas várias vezes. São colegas que não convidam para comer em casa, professoras que não respeitam a opção vegana e até as atividades dentro da sala de aula.

"Passaram uma lição para o meu filho que tinha que ligar o pernil ao porco e a lã à ovelha. Ele se negou a fazer, e um colega fez a lição para ele e entregou ao professor", conta.

No meio de uma sociedade pouco informada sobre o assunto, os veganos desejam algo em comum: que o estilo de vida seja enxergado com cada vez mais naturalidade. 

Fonte: Rádio CBN

Imagem: Green Philly

Nenhum comentário:

Postar um comentário