6 maneiras de proteger seu cachorro do ataque de um cão solto


Com a grande quantidade de animais que há nas ruas do Brasil, quem nunca encontrou um cão solto enquanto passeava com seu cachorro? Mas você sabe o que fazer para proteger seu amigo nesse momento? E como impedir um ataque a vocês dois?

É muito comum um cachorro solto correr na direção do seu cão e, mesmo quando a intenção é brincar, isso pode assustar. Como agir nessa situação?

Existem diversas estratégias para várias situações. Veja seis maneiras de proteger você e seu cachorro do ataque de um cão solto:

1. Distraia o cachorro solto. Cães que parecem estar animados geralmente param quando escutam algum comando como “senta”. Mesmo que ele não faça exatamente isso, ele provavelmente vai parar. E depois dê alguns petiscos ao cão (mesmo se ele não obedecer seu comando), isso dará tempo suficiente para você e seu cachorro se afastarem.

2. Se isso não resolver, tente assustar o cão solto. Fique na frente do seu cachorro, criando uma barreira entre eles. E então fale com voz firme “não” ou “parado”. Uma boa ideia é abrir um guarda-chuva na frente do cachorro, porque acaba se tornando uma barreira visual.

3. Não use spray de pimenta. Esse spray pode ser muito eficaz contra humanos, mas usado contra um cão pode fazer com que ele fique ainda mais agressivo. Além disso, se não prestar atenção, você pode apontar o spray de pimenta na sua própria direção ou em seu cachorro.

4. Não corra. Correr não costuma ser uma boa alternativa, porque isso geralmente incentiva o cão solto a correr atrás de vocês.

5. Pegue seu cachorro no colo. Isso nem sempre é uma boa opção, mas você deve calcular o risco. Se perceber que o cão solto realmente vai atacar o seu cachorro pequeno, tente pegá-lo no colo e colocá-lo num local mais seguro, como o teto de um carro, a caçamba de um caminhão ou em cima de uma lixeira grande.

6. Proteja-se. Apesar de ser raro, caso o cão solto corra na sua direção, tente proteger sua cabeça e pescoço.

Mesmo se isso nunca aconteceu com você e seu cachorro, é bom ter todas as informações e estar preparado. Dessa maneira, você pode passear tranquilamente com seu amigo.

Fonte: Portal do Dog (via Dogster)

Foto: Reprodução


NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

É sempre bom lembrar que você deve passear com seu cachorro sempre na guia e ele deve estar identificado desde o dia em que você o adotou (leia mais aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário