10 cuidados para ter uma casa segura para seu cão

Madeiras como a cumaru são menos escorregadias, diminuindo as chances de acidentes
(Foto: Zeca Wittner / Estadão)


Eles trazem muita alegria para a casa, mas também necessitam de alguns cuidados especiais. Do piso ao jardim, confira algumas dicas de especialistas para receber seu cão com segurança e conforto.

Dentro dos ambientes, os que trazem plantas requerem cuidado especial, pois algumas espécies de plantas podem ser tóxicas para os animais. "Os cachorros mordem a planta, cavam a terra, não existe fórmula para evitar isso. Tenha um espaço seguro, deixe-o livre e aproveite com ele", ressalta o paisagista Gilberto Elkis.

Confira as dicas abaixo:

1. Com o esforço repetitivo, subir degraus pode causar algum tipo de trauma na coluna e nas articulações dos cães. Se colocar rampa não for uma alternativa, aplicar algum tipo de tecido nas escadas já ajuda a reduzir o impacto e diminuir o risco de quedas. A dica é do especialista em comportamento animal Alexandre Rossi, o Dr. Pet. 

2. Produtos com materiais sintéticos ou muita tinta podem causar alergias nos cães. Por isso, Rossi indica optar por tecidos naturais (como algodão) em sofás, tapetes e capas de móveis. 

3. Caso o animal costume subir nos móveis, a dica do Dr. Pet é colocar um tapete próximo para diminuir o impacto do salto. 

4. Para prevenir quedas, o melhor é evitar materiais muito lisos. Uma sugestão da arquiteta Patricia Martinez é utilizar madeiras como a cumaru, que não arranham. "Madeiras mais moles, como o ipê, estão mais suscetíveis a riscos, não é uma boa ideia quando você tem um animal correndo pela casa."

5. Outra sugestão de Patricia é optar por tapetes de materiais resistentes, como a fibra. "Um modelo mais delicado com certeza ficaria com aspecto gasto em pouco tempo", comenta a arquiteta. 

6. Para proteger o sofá e outros móveis, Rossi indica comprar alguns brinquedos para o animal. "A gente pode colocar ração dentro para que eles fiquem mais interessados: ele vai focar o brinquedo, em vez de roer o pé do móvel", explica. 

7. Segundo o paisagista Gilberto Elkis, um jardim para um cão é aquele que tem espaço para brincadeiras, grama e um espaço seguro em que ele pode ficar livre mesmo sem supervisão. "Os cachorros mordem a planta, cavam a terra, não existe fórmula para evitar isso. Tenha um espaço seguro, deixe-o livre e aproveite com ele", ressalta. 

8. É preciso pensar que os animais vão interagir intensamente com o jardim. Como crianças, eles gostam de explorar tudo, portanto o ideal é isolar as áreas a que eles não devem ter acesso, comenta Elkis. 

9. A veterinária Silvana Lima Gorniak alerta que algumas plantas são perigosas para os animais e, portanto, é necessário sempre pesquisar antes de colocar uma flor ou folhagem em um lugar acessível ao cachorro. “As pessoas desconhecem que uma planta pode até matar seu animal. E a história de que eles procuram comer grama ou folhas só quando estão doentes é um mito - eles são exploradores e, como as crianças, colocam coisas na boca e comem.” 

10. Entre as plantas tóxicas aos cães assinaladas pela veterinária Silvana, estão espada-de-são-jorge, azaleia, samambaia, comigo-ninguém-pode, avenca, lírio-da-paz, coroa-de-cristo e antúrio. Os sintomas de intoxicação mais comuns são vômito, diarreia e alteração do comportamento. Em alguns casos, a reação pode causar dor, inchaço, vermelhidão na pele e asfixia, podendo até levar à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário