Crianças vegetarianas não torcem o nariz para legumes e verduras



Você torce o nariz para jiló ou abobrinha? Então não está no grupo da Nathalia, do Yuri, do Pedro, da Ana Luiza e da Gabriela, que são vegetarianos.

Os vegetarianos não comem nenhum tipo de carne: de boi, de frango, de porco ou de peixe. E as crianças explicam que fazem isso pelo amor aos animais. "Os bichinhos são como nossos amigos", diz Yuri Costa, oito anos.

Eles trocaram a carne por verduras e legumes. Não gostam de tudo, mas, ao contrário de muitas crianças, pedem para as mães colocarem no prato boas porções de alface, tomate, cenoura e broto de feijão.

Pedro Schuwenck de Jesus, sete anos, conta que come verdura, mas não gosta de brócolis. Ele diz que já nasceu vegetariano: "Minha mãe conta que, quando eu era bebê, não queria a papinha com carne".

O garoto já convenceu colegas da escola a comer mais legumes. "Tenho um amigo que não gostava de tomate. Falei para ele que era muito bom, que tinha um monte de vitamina. Ele comeu e gostou."

Nathalia Jordão, 12 anos, conta que um de seus pratos preferidos é jiló. "Adoro o gosto amarguinho!" E também prefere uma boa porção de tofu (queijo de soja) a um cachorro-quente com uma grande salsicha. Ela seguiu a mãe e virou vegetariana, há mais de dois anos.

A mãe de Yuri não proíbe o garoto de comer carne, mas ele diz que não gosta nem do cheiro. Ele prefere comer milho, couve-flor e, principalmente, quiabo. "Eu como quiabo cru, até sem sal", conta.

Ana Luiza Ablas, 11 anos, é vegetariana como os pais e adora berinjela e rúcula. Ela conta que fez a professora de piano mudar de ideia sobre comida. "Dizia para ela que comer carne não fazia bem. Um dia, ela me disse que ia parar e parou. Fiquei feliz", lembra.

Gabriela Alves, 11 anos, tinha uns sete quando tirou a carne do cardápio. "Em casa, quem primeiro parou foi meu pai. Depois fui eu." Mas ela diz que não foi fácil: "Após três meses sem carne, vi que eu já era vegetariana de verdade".

Fonte: Cantinho Vegetariano (via Folha de S. Paulo)

Foto: Reprodução


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. Quais as diferenças entre vegetarianos, vegetarianos estritos e veganos? Saiba aqui.

2. Leia aqui outras matérias sobre veganismo na infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário