Gato volta a saltar depois de receber implante de patas traseiras


Sete anos depois de Oscar, o primeiro gato que recebeu implante de duas patas artificiais, um veterinário búlgaro devolveu os movimentos a um jovem bichano, Pooh, o primeiro gato “biônico” da Europa continental.

Sem as duas patas traseiras, o felino, de um ano, conta agora com duas próteses em polímero de borracha montadas em titânio. Um mês depois, a operação “pode ser considerada um sucesso”, segundo Vladislav Zlatinov, cirurgião veterinário de Sófia, na Bulgária.

Pooh, de longo pelo negro e branco, que ainda está na clínica veterinária, hoje brinca como qualquer gato de sua idade com suas patas artificiais.

“Seu estado é mais que satisfatório. Ainda é um pouco desajeitado, mas pode caminhar, saltar e correr”, explica Zlatinov.

Encontrado em abril perto de uma via férrea em uma zona rural da Bulgária, Pooh ('pelúcia' em búlgaro) provavelmente perdeu suas duas patas traseiras ao ser atropelado por um trem.

De acordo com o veterinário, é o primeiro gato com um duplo implante de próteses na Europa continental, após a operação de Oscar na Grã-Bretanha em 2009, feita pelo cirurgião Noel Fitzpatrick.

Outro gato búlgaro, Steven, que também perdeu suas duas extremidades traseiras, já conta com uma prótese e logo deverá ser implantada a segunda.

“Pooh e Steven sobreviveram porque não foram abandonados à sua própria sorte”, declara Vyara Mladenova, da ONG de defesa dos animais Let’s Adopt, que financiou as operações.




Fonte: Olhar Animal

Fotos: Nicolay Doychinov / AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário