Todo tutor de cachorro já sabe disso faz tempo, mas...

...estudos recentes fizeram algumas descobertas. Confira nas duas notícias abaixo.


Seu cachorro não gosta de alguém?
A ciência mostra que ele pode ter razão

                      Foto: Tumblr



Todo mundo fala que cães têm um sexto sentido para descobrir se uma pessoa gosta ou não de você. Pois uma pesquisa recente acaba de confirmar a teoria. E o contrário também é verdadeiro: o cachorro sabe quando seu tutor está sacaneando alguém e usa essas informações para definir como interagir com a pessoa. 

A pesquisa de um grupo da Universidade de Kyoto (Japão), publicada em janeiro na revista Neuroscience & Biobehavioral Reviews, analisou como cães e seus tutores reagiam em uma situação hipotética: o tutor do animal deveria fingir que não conseguia abrir uma caixa e pedir ajuda para dois pesquisadores. Um dos cientistas se recusava a ajudar, enquanto outro era bem mais prestativo. 

Após essa cena, os dois pesquisadores ofereciam um biscoito ao cachorro. Quanto mais grossa fosse a recusa do pesquisador em ajudar, menos os cães analisados estavam dispostos a aceitar o quitute. Os cientistas concluíram que os bichinhos eram capazes de julgar se uma pessoa era boa ou ruim e tratá-la de acordo com a forma que seu tutor foi tratado. Ou seja: confie quando seu cão parecer não gostar de alguém - ele pode ter visto mais do que você imagina.

Fonte: Uol


Cães imitam a personalidade dos tutores, diz pesquisa

      Foto: Kaboompics


Uma pesquisa de cientistas austríacos afirma confirmar algo que muita gente já diz há algum tempo: os cães desenvolvem uma personalidade parecida com a de seus tutores.

Alguns animais expressam a ansiedade e a negatividade dos humanos, enquanto cães tranquilos e amigáveis conseguem ajudá-los a lidar melhor com o estresse.

Os pesquisadores fizeram testes com mais de 100 cachorros e seus tutores.

Nas análises, mediram os batimentos cardíacos e a resposta a ameaças. Amostras de saliva também foram colhidas para avaliar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse - a substância controla nosso biorritmo, reduz inflamações e estimula a imunidade.

Os tutores foram então avaliados de acordo com cinco características de personalidade: neuróticos, extrovertidos, abertos a experiências, afáveis e conscientes.

A personalidade dos cachorros também foi avaliada por meio de um questionário aplicado a seus tutores.

Emoções imitadas

Os cães têm vivido com o homem há mais de 30 mil anos.

Segundo a cientista Iris Schoberl, da Universidade de Viena, no estudo tanto tutores quanto cachorros influenciaram seus respectivos mecanismos de imitação. Mas o ser humano se mostrou mais influente do que o cão.

"Nossos resultados comprovam aquilo que vemos na prática: os cães e seus tutores são pares sociais e influenciam um ao outro na maneira como lidam com o estresse", disse a cientista à BBC.

Iris destacou que os cachorros são sensíveis aos estados emocionais de seus tutores - e podem imitar suas emoções.

De acordo com a nova pesquisa, eles conseguem captar a informação emocional das pessoas e ajustar seu comportamento de acordo com ela.

O estudo foi publicado na revista científica on-line PLOS ONE.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário