Príncipe vegano e conectado à sustentabilidade está transformando a Arábia Saudita


A Arábia Saudita produz hoje mais petróleo do que qualquer outro país do mundo e é também o sexto maior consumidor, mesmo com uma população de apenas 31 milhões de pessoas. Em 2015, o setor petrolífero foi responsável por 90% das receitas fiscais e 80% dos ganhos com exportação. Lá o combustível é tão barato que as rodovias estão lotadas de SUVs e cadillacs.

Apesar de tanta abundância, a elite do país desértico está começando a perceber que esse estilo de vida, explorando e utilizando o combustível fóssil, não é nada sustentável.

Khaled bin Alwaleed tem contribuído muito para isso. O príncipe saudita é filho do investidor e filantropo Alwaleed bin Talal bin Abdulaziz al Saud. Ele cresceu rodeado de opulência e glamour no palácio de 136 milhões de dólares de seu pai. Até os 19 anos, era visto com roupas de grife, circulando em iates e exibindo uma coleção luxuosa de 200 carros.

Mas, em 2016, mudou de estilo. Começou a usar tênis, jeans e até mesmo um gorro cinza. Apesar de ainda ser chamado de “Sua Alteza Real”, hoje com 38 anos, Bin Alwaleed faz parte da primeira geração que passou a reconhecer as mudanças climáticas como uma grande ameaça. Trocou toda sua coleção de carros de luxo por um único modelo eco-friendly. Além disso, adotou a compra de compensações de carbono para todos os seus voos. Nos últimos dois anos, ele vendeu suas participações no setor de petróleo e gás e mudou para operações mais leves e sustentáveis.


Outra coisa que chama atenção em relação ao príncipe é seu engajamento em relação à causa animal. Ainda jovem, ele se lembra de ter realizado um safári pela África do Sul, hobby comum e controverso entre os membros da realeza. Essa expedição é algo que ele nunca superou bem, mas motivou-o a começar uma campanha pelos direitos animais através de organizações como Mercy for Animals.

O príncipe se tornou um ativista vegano, questionando nas mídias sociais temas como se comer carne e possuir bolsas de pele de crocodilo valem o sofrimento causado aos animais.

Há cinco anos, ele não consome nada de origem animal e recentemente investiu em trazer restaurantes vegetarianos famosos para o Oriente Médio. Um de seus orgulhos particulares é ter feito o pai mudar sua dieta: ele também se tornou vegano, influenciado pelo príncipe que está mexendo com o modo de pensar do país e mudando algumas tradições em busca de mais sustentabilidade.



Fotos: National Observer

Nenhum comentário:

Postar um comentário