Saiba o que fazer se o gato não usa a caixa de areia



Os gatos normalmente optam por enterrar suas necessidades. Por isso, a famosa caixa higiênica, ou de areia, costuma ser o local ideal para os bichanos se aliviarem, além de ser muito fácil para limpar e acomodar na residência.

É preciso ensinar o gato a utilizar a caixa de forma correta. Contudo existem gatos que deixam dejetos à mostra ou nem usam a caixa higiênica para demarcar território. Essa atitude é relacionada, no geral, com o desejo de atrair parceiros sexuais ou de manter competidores distantes. Nesses casos, a adaptação exigirá ainda mais paciência e cuidados.

Um ponto fundamental é a localização das caixinhas em casa. Para isso, o número de felinos na residência será a base do raciocínio. Recomenda-se oferecer uma caixa a mais do que a quantidade de gatos. Duas, se houver um gato; três, se forem dois; e assim subsequentemente. Importante: deixe sempre pelo menos uma caixa limpa à disposição, pois alguns gatos não usam as sujas.

Os gatos evitam fazer as necessidades perto da água e dos alimentos que ingerem, bem como na proximidade da área onde repousam. Ou seja, coloque-as o mais distante possível desses locais.

Fonte: TV +


NOTA DA NATUREZA EM FORMA:

"Contudo existem gatos que deixam dejetos à mostra ou nem usam a caixa higiênica para demarcar território. Essa atitude é relacionada, no geral, com o desejo de atrair parceiros sexuais ou de manter competidores distantes. Nesses casos, a adaptação exigirá ainda mais paciência e cuidados."

O cuidado maior que se pode ter aqui é castrar o gato. Fazendo isso, ele não só passará a usar a caixa e enterrar seus dejetos, como também estará menos sujeito a doenças, fugir de casa e aumentar a população de animais de rua. Quando um animal é castrado ainda jovem, sua vida é prolongada em pelo menos dois anos por não haver interferência hormonal. Ou seja, a castração é extremamente importante para todos os gatos - independentemente de usarem ou não a caixa de areia - e cachorros. Castrar é um ato de amor.

Em nosso Centro de Adoção, realizamos castração a preços solidários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário