Animais desaparecidos durante queima de fogos são procurados pela internet


Após a festa de final de ano e a queima de fogos de artifício na virada para 2017, alguns tutores de animais começaram a enfrentar um verdadeiro drama com os animais de estimação que fugiram assustados. Alguns foram encontrados, mas a maioria continua desaparecida.

Para tentar encontrar o animal de estimação, muitas pessoas têm recorrido às redes sociais e encontrado uma verdadeira corrente de solidariedade. As postagens geram centenas de compartilhamentos e a propagação da informação aproxima cada vez mais o animal do tutor. O caminho também é usado pelas pessoas que encontraram um animal e querem devolver.

Confira algumas postagens.





Cuidados com os fogos de artifício

Quem tem um animal de estimação precisa redobrar a atenção nesse período de final de ano, devido à casa cheia e ao barulho dos fogos de artifício. De acordo com a veterinária comportamental Aina Bosch e o veterinário Nicholas Novack, é importante que o animal fique em um ambiente onde se sinta seguro, que não tenha riscos e, de preferência, sempre com alguém por perto.

Para Aina, é possível fazer com que os animais não tenham medo de fogos de artifício, mas é um processo longo e é mais eficaz quando iniciado com o bichinho ainda filhote. Ela ensina que o animal precisa se habituar ao barulho e associá-lo a algo positivo: "O tutor pode gravar o som de fogos de artifício e vai treinando o bichinho. Começa com o volume baixo; quando passar o barulho, faz festa e dá um biscoitinho/bifinho ao animal. Aos poucos, vai aumentando o volume. Sempre seguido de brincadeira e comidinha. Até chegar a um volume alto e o animal se habituar".

Fonte: TV Jornal


NOTAS DA NATUREZA EM FORMA:

1. O mais importante para não perder seu amigo é o óbvio: mantê-lo em um lugar seguro, e isso vale para todos os dias do ano, não somente durante os períodos de festas e queima de fogos. Mas se ele ainda assim conseguiu escapar, é muito mais fácil encontrá-lo novamente se ele estiver identificado. Existem três formas de identificação animal - leia aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário