Por que os gatos gostam de dormir em cima das pessoas

    Foto: Aww pics!


Pode ser que, inicialmente, as pessoas não gostem da ideia de servir como almofadas para gatos. Mas, no fim das contas, acabamos nos rendendo à força e insistência do amor felino. Cientistas britânicos decidiram investigar as razões para esse comportamento dos gatos, e divulgaram três teorias.

Ficamos felizes em saber que não se trata de um complô felino para dominar o universo mediante a escravização dos humanos. Pelo visto, o que eles dominam mesmo é a arte de passar sempre a ideia de que são verdadeiros poços de ternura...

Teoria #1: temperatura corporal e efeito curativo

    Foto: Heroviral

A temperatura normal do corpo dos gatos é alguns graus mais alta que a do ser humano, e eles precisam sempre de mais calor para se manterem aquecidos. Justamente por isso, os gatos gostam de ficar em lugares quentinhos, principalmente para dormir. E nós, humanos, somos mais quentes do que uma almofada, por exemplo. E só um aquecedor é páreo para nós. E como emitimos a maior parte do calor pela cabeça e pernas, essas são as áreas sobre as quais os gatos mais gostam de deitar.

Quanto à 'felinoterapia', ou cura por meio dos gatos, a explicação é fácil. Geralmente, nossa temperatura corporal é mais alta nas áreas do corpo onde sentimos dor, devido aos processos inflamatórios. Os gatos percebem essa variação e se deitam exatamente sobre tais regiões.

Teoria #2: o cheiro dos tutores

      Foto: Naamapalmu

Gatos se sentem atraídos pelo cheiro de seu tutor - especialmente quando o humano usa cremes, xampus e loções aromáticas. O cabelo retém bem o cheiro, por isso muita gente diz ter um gato que adora lamber seus cabelos. É que, para os felinos, os fios estão deliciosos! Hummm!

Porém os cientistas advertem: esse costume do gato pode afetar a saúde da pele e do cabelo, devido a substâncias que podem estar presentes na saliva felina.

Teoria #3: aspecto emocional

      Foto: Imgur

Os pesquisadores acreditam que outro motivo é que os gatos querem sentir-se confortáveis e tranquilos, e é assim que ficam quando estão ao lado de seus tutores. E de sua almofada, é claro. Se você recebe em casa visitas que são vistas com desconfiança por seu gato, é bem provável que ele queira deitar-se em cima de você. Assim, ele se sente mais tranquilo e seguro, mesmo dividindo o ambiente com pessoas estranhas.


Essas teorias podem esclarecer um pouco o costume dos gatos de dormirem em cima dos humanos. Agora, o que resta aos pesquisadores é perguntar aos próprios felinos se as suposições estão corretas.

Fonte: Incrível

Nenhum comentário:

Postar um comentário