Conheça as plantas capazes de intoxicar seu animal

    Imagem: wikiHow


Ter um jardim bonito é desejo de muitas pessoas. Todavia, quando se tem um cachorro em casa, muitas dúvidas podem surgir a respeito de qual planta pode ser colocada sem preocupações.

É bem verdade que existem algumas espécies que são tóxicas e que por essa razão, ao serem ingeridas, podem interferir no sistema nervoso central e no digestivo.

A preocupação dos tutores sobre esse tema é pertinente, pois existem certos fatores que influenciam o animal a mastigar as plantas que encontram. Entre essas razões, pode-se citar a curiosidade, tédio ou por ele estar na fase da vida em que adora morder tudo o que vê pela frente e explorar o ambiente (esse período do cachorro costuma ser quando ele ainda é um filhote).

Plantas e os sinais de intoxicação

Antúrio

      Foto: Helena Schanzer


Por conter oxalato de cálcio em todas as partes da planta, o antúrio pode causar queimação nas mucosas, asfixia, edema na glote e inchaços na boca, garganta e lábios. Além desses sintomas, o cãozinho que provou dessa planta pode apresentar salivação em excesso, vômito e diarreia. Todos esses fatores colocam em risco a vida do animal.


Copo-de-leite

      Foto: Mundo de Flores / Reprodução


Assim como o antúrio, o copo-de-leite possui oxalato de cálcio. Por essa razão, ele também acaba irritando as mucosas. Além disso, pode causar dores severas e contínuas nos animais que provaram de seu sabor. O copo-de-leite causa ainda edemas da glote nesses bichinhos.


Espada-de-são-jorge

      Foto: Plantei / Reprodução


Os sinais que demonstram a ingestão dessa planta pelos animais são: dificuldade de movimentação e respiração, irritação nas mucosas e salivação em excesso. Todos esses fatores surgem devido à presença de glicosídeos pregnâncios e saponinas esteroidais, duas substâncias altamente tóxicas para o organismo canino.


Lírio

      Foto: Cultura Mix / Reprodução


Apesar da aparência delicada, o lírio é uma planta que possui todas as partes tóxicas para os animais. Ao ingeri-la, o cachorro pode apresentar incômodos e coceiras na pele, assim como nas mucosas. Os sintomas são: presença de irritação oral e ocular, dificuldade para engolir, problemas na respiração e alterações nas funções renais e neurológicas.


Tomate verde

      Foto: Wikiwand / Reprodução


Tanto as folhas quanto os frutos dessa planta são considerados altamente tóxicos para os cães. Isso porque ambas as partes possuem alcaloide tomatina, provocando arritmias cardíacas, salivação intensa, diarreia, dificuldade de respirar e vômitos. Vale salientar que o tomate maduro ainda possui essa substância, mas ela torna-se inerte nessa fase.


Maconha

      Foto: Brian Colwell

Mesmo sendo uma planta de cultivo proibido no Brasil, a cannabis sativa é considerada uma das espécies que mais intoxicam animais na capital paulista, de acordo com estudo feito pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP). Ao comer ou inalar indiretamente essa erva, o cachorro pode ficar desorientado, com depressão e falta de coordenação, com risco até de entrar em coma. Tudo isso devido à ação do tetraidrocanabinol (THC), princípio ativo altamente tóxico.


Outras plantas tóxicas para o organismo canino:

Azaleia
Urtiga
Comigo-ninguém-pode
Bico-de-papagaio
Espirradeira
Aroeira
Mamona
Violeta
Avelós (ou coroa-de-cristo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário