Cadela nasce sem parte do cérebro e fica cega devido à exploração de fábrica de filhotes


Uma cadela e seu filhote de seis semanas foram encontrados ao lado de uma estrada. Peggy estava sem parte de sua perna e também havia algo errado com sua filha Pip Squeak, mas ninguém sabia o que era. As duas foram levadas para a filial local da Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), no Reino Unido.

Primeiro, os ativistas pensaram que um acúmulo de líquido no cérebro de Pip deixou-a cega. Porém, como o inchaço diminuiu, eles fizeram uma ressonância magnética e descobriram algo chocante.


"A ressonância revelou que estava faltando parte do cérebro do filhote, o que impediu o desenvolvimento de seus nervos óticos e, por isso, ela não conseguia enxergar. É algo que a equipe de neurologia do Animal Health Trust nunca tinha visto antes em um cão", diz a  assessora de imprensa da RSPCA, Amy De-Keyzer.

Pip irá precisar de medicação pelo resto de sua vida, assim como colírios e exames regulares.

"Uma teoria é que ela seja filha de dois cães merle para produzir uma coloração específica, algo que é considerado desejável na cultura de hoje. Esses cães coloridos podem ter um gene defeituoso e causar problemas de saúde em qualquer descendente, como Pip", explica Amy.

A história de Pip é apenas mais um exemplo de como os criadores de filhotes só pensam no lucro em detrimento da saúde dos cães.


A mãe de Pip também tem seus próprios problemas. "Peggy não possui a parte inferior de sua perna traseira esquerda – uma lesão que já foi curada – e achamos que ela irá precisar de tratamento veterinário e cirúrgico", explica a consultora da RSPCA, Kathy Butler.

"O veterinário acredita que isso é o resultado de uma lesão traumática ou pode ter sido causado deliberadamente. Embora a amputação seja uma opção, ela pode ser encaminhada para tratamento especializado e deve ser uma candidata para receber uma prótese."



Felizmente, esse passado de crueldade acabou para a pequena família. "Elas estão seguras sob nossos cuidados e agora estão se adaptando em seu lar adotivo", diz Kathy.

Peg e Pip irão precisar de uma cirurgia extensa para se recuperarem completamente, de acordo com a RSPCA, que está à procura de quem abandonou as duas cachorras.

Peg e a pequena Pip ficaram com sequelas físicas e emocionais que mostram a verdadeira face do comércio de animais. Suas histórias comoventes são uma denúncia da crueldade que os animais são obrigados a enfrentar porque ainda existem pessoas que financiam essa indústria. As pessoas interessadas em cuidar de um animal jamais devem comprá-los, mas sim visitar centros de adoção para adotar aqueles que buscam uma nova família.



Fotos: RSPCA


Leia também: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário