Mãe vegana é presa por negligenciar a alimentação de seu bebê



A italiana Fulvia Serra, com seu filho Sebastiano, no Colorado: uma mãe vegana que alimenta 
seu filho corretamente dentro de uma dieta vegana (Foto: Brennan Linsley / AP)



Uma mãe da Pensilvânia (EUA), afirmando ser vegana, foi acusada recentemente de abuso infantil por alimentar seu bebê apenas com pequenas quantidades de nozes e mirtilos. Na Itália, após vários bebês veganos necessitarem de hospitalização por desnutrição, um legislador propôs um projeto de lei que tornaria crime alimentar crianças menores de 16 anos com dieta vegana. Esses casos, porém, não se tratam de veganismo propriamente, mas sim de negligência, dizem pais que estão criando seus filhos com esse tipo de alimentação.

A mãe da Pensilvânia, Elizabeth Falcão, se tornou obcecada com uma dieta vegana específica, o que levou seu ex-marido a entrar em contato com a equipe de assistência à criança de Fayette County, de acordo com uma queixa criminal. Os médicos identificaram, em agosto, que o bebê tinha atrasos de desenvolvimento e não poderia engatinhar porque estava desnutrido, conforme a denúncia. A desnutrição também teria ocasionado erupção cutânea no menino.

Histórias de pais veganos sendo presos por desnutrição de crianças — que inclui morte, em alguns casos — vêm surgindo nos Estados Unidos, e os casos na Itália repercutiram internacionalmente.

A punição de maus pais em dietas veganas cria uma injusta estigmatização também entre aqueles que têm feito sua lição de casa e introduzem seus bebês de forma segura a uma alimentação livre de produtos animais, como carnes e laticínios.

"Os alimentos veganos são alardeados nessas histórias, mas não é que essas pessoas não estejam dando aos seus filhos o tipo certo de alimento, o fato é que elas não estão alimentando-os", aponta Fulvia Serra, de Colorado. Italiana, ela tem um filho vegano, de um ano, e uma filha vegetariana, de 12 anos.

O livro da Academia Americana de Pediatria chamado Nutrição Pediátrica dedica um capítulo a dietas vegetarianas e veganas. Ele descreve como, com uma boa nutrição e planejamento dietético, "é possível fornecer uma dieta equilibrada para vegetarianos e veganos".

"Para as crianças, em geral, você pode ter uma dieta vegana segura, mas isso deve ser feito em consulta com um pediatra ou profissional de saúde", afirma a endocrinologista Sheela Magge, do Sistema Nacional de Saúde Infantil e membro da Academia Americana de Pediatria. "Esses são momentos críticos do desenvolvimento do cérebro, por isso deve ser feito com cuidado."

O primeiro alimento ideal para os bebês é o leite materno, frisa Sheela. Muitas mães veganas optam por amamentar, mas para aquelas que não têm ou não podem, a única opção é usar leite de soja. Segundo a especialista, os nutrientes essenciais para bebês são a vitamina B12 e a vitamina D, assim como ferro, zinco e cálcio. Receber a quantidade necessária de B12, que vem do leite e de ovos, é uma preocupação específica na dieta vegana, já que a falta da vitamina pode levar a problemas neurológicos.

Na medida em que os bebês ficam mais independentes e começam a consumir alimentos sólidos, os pais precisam se certificar de que todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento estejam sendo fornecidos. Um pediatra pode orientar os pais e, se necessário, prescrever suplementos.

Fonte: O Globo



2. Quais as diferenças entre vegetarianos, vegetarianos estritos e veganos? Saiba aqui.

3. Leia aqui outras matérias sobre veganismo na infância. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário