Meu cachorro come tudo!



Dicas do especialista Rodrigo Homes ajudam donos desesperados a darem um fim neste péssimo hábito de seus animais

Suas cadeiras já não têm mais pés, as roupas da família não param no varal, sobrou até para as paredes. Proprietários de cachorros com o hábito de mastigar todos os objetos se identificam – e muito! – com situações como estas. Por mais que tentem oferecer brinquedos, os bichos insistem em comer o que não podem. Haja orçamento doméstico para arcar com tantos prejuízos.

Se o cão ainda é um filhote, existe a esperança de o hábito ser apenas parte de uma fase. Porém, alguns animais continuam repetindo a atitude durante anos. “Existem muitos motivos que levam os pets a morderem e até destruírem objetos dentro de casa”, diz o especialista em comportamento canino Rodrigo Gomes, da Ponto Cão Adestramento, em São Paulo. De acordo com ele, há quatro casos mais comuns. São eles:
  • Quando os filhotes são separados precocemente da mãe e não aprendem as lições básicas com a matilha;
  • Por conta da dentição, quando a gengiva coça muito;
  • Falta de rotina e de atividades físicas e mentais;
  • Ansiedade, tédio ou outros fatores psicológicos.
Identificar as razões que levam o seu pet a agir dessa maneira é o primeiro passo para resolver a questão. “Na maioria das vezes, os donos humanizam seus cães e acabam se esquecendo de alimentar seu lado canino”, aponta Rodrigo. Lembrar que seu cachorro é um animal e precisa de estímulos específicos para sua espécie pode ajudar a acalmá-lo.

Por conta da vida agitada, às vezes, os proprietários dispõem de pouco tempo com seus pets. Para tentar compensar a ausência, enchem o animal de carinho, mas deixam a desejar na parte da educação e dos exercícios. De acordo com o especialista, é preciso saciá-los em três pontos, sempre nessa mesma ordem:
  • Atividade
  • Disciplina
  • Afeto
“É muito importante que eles pratiquem atividades e sejam disciplinados, para só depois receberem afeto. Assim, você consegue ajudar o cachorro a ter um comportamento saudável e calmo. É necessário criar uma rotina diária de passeios, atividades físicas e mentais, tentando sempre estabelecer um mesmo horário até que ele perceba a repetição. Isso traz estabilidade e diminui a ansiedade”, ensina Rodrigo.

Se você colocar essas ideias em prática e mesmo assim o problema de mastigar tudo o que encontra pela frente persistir, procure um especialista para identificar e tratar seu animal. “Cada cão tem sua personalidade e cada caso é diferente”, finaliza o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário