Melhor amigo do homem – A amizade entre cães e pessoas

melhor-amigo-homemConhecido como o melhor amigo do homem, o cachorro é um animal de bastante personalidade e muitas qualidades, conquistando facilmente a maioria das pessoas com demonstrações de carinho e muita vontade de brincar. Dóceis, protetores, agitados e companheiros, os cães já fazem parte da vida de 37,1 milhões de lares brasileiros e, com o aquecimento que o mercado pet do País vem demonstrando, esse número só tende a crescer nos próximos anos.
Tendo em vista que o melhor amigo do homem é, sem dúvidas, o pet mais querido entre o povo brasileiro - superando o número de pets felinos em mais de 15 milhões – o mercado desenvolve cada vez mais produtos e serviços específicos para os cachorros, tendo o amor dos donos de pet por seus bichinhos como a garantia de bons negócios e muito lucro.

No entanto, as razões para que os cães sejam considerados os grandes amigões dos humanos são muitas, e quem é dono de um cachorro garante que ninguém sabe entendê-los como seus bichões de estimação de quatro patas. Para os não muito interados com o mundo animal, tal afirmação pode soar como um exagero – mas, para se ter uma ideia da ligação que pode haver entre um humano e um cão, basta lembrarmos que os cachorros têm sentimentos, e isso já foi, inclusive, provado.

De acordo com análises de ressonância magnética realizadas em dezenas de cachorros na Universidade de Emory, nos Estados Unidos, estes animais demonstram emoções como as dos humanos. Para que o estudo fosse feito, os cahorros participantes foram devidamente treinados por adestradores durante cerca de dois anos - permitindo que os animais ficassem parados dentro da máquina de ressonância magnética de maneira correta (e, inclusive, com protetores auditivos) para que os resultados pudessem ser colhidos. Leia mais sobre isso clicando aqui.
Com tais esforços, foi possível, pela primeira vez, mapear as reações cerebrais dos cães em relação a diferentes estímulos, revelando que uma série de estruturas no cérebro dos animais são bastante parecidas com a dos humanos – principalmente, no que é relacionado a mecanismos de recompensas.

Em determinado momento durante o mapeamento, o dono do cão sendo estudado reaparecia no local e, com este “teste”, foi possível detectar atividades na parte do cérebro dos cães que é ligada às recompensas – resultado interpretado como uma clara demonstração de amor dos cães por parte dos especialistas, que afirmam que os sentimentos e a capacidade de amor, apego e positivismo destes animais podem ser comparados com as reações que acontecem no cérebro das crianças.

Embora os testes ainda estejam em fase inicial, seus resultados já ajudam bastante a provar o que todo dono de um pet canino já sabe: os cães são animais cheios de amor. Independentemente de testes e estudos, tal fato não é difícil de ser notado em muitas raças e pets que encontramos, que agem de maneira extremamente carinhosa e super protetora em relação aos seus proprietários – latindo, se agitando e fazendo de tudo para protegê-los de qualquer sinal de perigo.

cachorros-caes-melhores-amigos-homem


Além da capacidade de criar apego e uma conexão emocional com humanos e outros animais, a inteligência dos cachorros é algo que também é extremamente difundido e explorado, tranformando cães em verdadeiros super-heróis aos olhos de deficientes físicos e intelectuais – que podem tirar muito proveito da ajuda de um amigão de quatro patas para ganhar mais independência e até motivação.

Esse alto nível de inteligência é, justamente, o que permite a evolução de treinamentos específicos para cães, que podem fazer diferença na sociedade por se tornarem grandes terapeutas (como no caso dos cães-guia e dos que atuam em trabalhos com crianças portadoras da Síndrome de Down, por exemplo) e até seguranças, já que muitos dos melhores amigos do homem também fazem parte de times da polícia; ajudando em resgates, buscas, a encontrar drogas escondidas e pessoas perdidas, entre outras atividades.

Obviamente, cada raça de cachorro conta com determinadas características que nem sempre são comuns a todos os amigões de quatro patas; no entanto, a capacidade de amar e dar carinho é algo presente em todos estes animais. Tendo em mente essas novas informações, basta decidir que tipo de personalidade de cão é a ideal para você e procurar um dos postos de adoção de animais que há no País, ajudando a diminuir a taxa de abandono deste animal tão carinhoso e aproveitando todo o amor que ele pode oferecer para a sua família no conforto de um lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário