Terapias alternativas em cães e gatos

Acupuntura, florais e massoterapia promovem bem-estar e qualidade de vida aos pets em tratamento de problemas articulares, musculares e nervosos.

Pets estressados, portadores de problemas articulares, musculares e nervosos são cada dia mais comuns dentro de casa e, claro, nos consultórios veterinários. Donos em busca de terapias menos invasivas e dolorosas para seus pets, também.


É por isso que a medicina veterinária alternativa tem se mostrado a queridinha do momento daqueles que buscam bem-estar e qualidade de vida para seus animais. Massoterapia, florais, reiki, homeopatia e acupuntura são algumas das opções de proprietários para a prevenção de doenças e tratamentos em cães e gatos, atuando como coadjuvantes no tratamento clínico.
“Pessoas que já experimentaram ou tiveram resultados bem-sucedidos na família com estas terapias são as que mais procuram a aplicação da medicina alternativa em pets”, explica o veterinário João Carlos Colombo, do Pet Hotel Dog Life, de São Paulo.
O profissional conta que os métodos alternativos são técnicas milenares que surgiram antes mesmo da própria medicina convencional, mas só foram aprovados pela Organização Mundial de Saúde a partir dos anos 60 para humanos e dos anos 90 para animais. “O tratamento consiste em restaurar o equilíbrio natural do organismo, olhando o ser como um todo e cuidando de todos os sinais apresentados sendo físicos ou emocionais de uma maneira não invasiva”, completa Angélica Mizutori, a médica veterinária do local.
Existem casos em que as terapias alternativas ajudam a reverter quadros de paralisia, como aconteceu com a gata Neguinha, a SRD do servidor público federal José Maria Pereira. Atacada por um cão, a felina perdeu uma parcela da mobilidade das patas traseiras. Depois de uma série de sessões de acupuntura e fisioterapia, recuperou grande parte dos movimentos. “A melhora é visível, ela anda normalmente”, conta José Maria

Terapias alternativas para seu Pet

Acupuntura
A acupuntura é uma técnica milenar de origem chinesa e consiste na aplicação de finíssimas agulhas estéreis e descartáveis, na pele dos animais. Estas agulhas causam estímulos no corpo, levando ao controle ou à cura de certas doenças.
Florais
Os florais são feitos a partir do potencial energético das flores que equilibram e harmonizam pessoas e ambientes, emocional e energeticamente. “Os florais podem ser utilizados em conjunto com qualquer medicamento”, esclarece a Dra. Angélica.
Massoterapia
Segundo o Dr. João Carlos a massoterapia também é outra grande aliada para a recuperação de traumatismos e outros problemas articulares. “Ela é aplicada em pequenos animais e ajuda a aliviar a tensão, a ansiedade e o desconforto.”
Homeopatia
A homeopatia tem a função de equilibrar o organismo como um todo, e não só atacar a causa de um mal. Os tratamentos homeopáticos são geralmente procurados em casos crônicos como dermatites, otites resistentes a antibióticos e convulsões.
Reiki
O reiki atua nos aspectos físico, emocional, mental e espiritual do animal, deixando-o relaxado e dócil. Pode ajudar os pets na recuperação após cirurgias, no tratamento de problemas comportamentais, na melhora de idosos com cardiopatias e na elevação da qualidade de vida de animais com dores crônicas.
E não se esqueça! 
Procure sempre um profissional. Somente um médico veterinário é capaz de indicar ou aplicar qualquer terapia, medicamento ou tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário