Nutrição para gatos idosos

Mesmo velhinhos, os gatos podem levar uma vida de qualidade. Fique de olho nos nutrientes que seu bichano precisa nesta fase.


Os gatos estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros como verdadeiros membros da família. Se antigamente eles eram criados soltos, expostos a uma série de perigos que comprometiam seu tempo de vida, hoje a maioria vive dentro de casa, é castrado e recebe muito mais cuidados com a saúde.
Soma-se a isto o avanço na medicina felina e o que se vê é um aumento significativo na expectativa de vida dos gatos, cuja média é de 15 anos. Mas o que significa envelhecer?
O envelhecimento é caracterizado por uma diminuição na capacidade de funcionamento dos diversos órgãos e sistemas do organismo. Estas alterações funcionais, por sua vez, podem levar a doenças diversas que comprometem a saúde e qualidade de vida dos gatos.
Sabe-se, no entanto, que alguns destes processos podem ser retardados ou minimizados com cuidados preventivos e, neste contexto, uma nutrição específica assume um
papel central. Segundo a Associação Americana de Clínicos Especialistas em Felinos, os cuidados preventivos com a saúde do gato idoso devem ser iniciados a partir da faixa etária de 7 a 11 anos de idade. A partir de 12 anos, os cuidados devem ser intensificados,
pois o gato já é considerado geriátrico. Uma nutrição excelente, adequada a cada faixa etária, pode oferecer benefícios para a manutenção da saúde e longevidade dos gatos.
Os cuidados com os gatos idosos e geriátricos envolvem especial atenção a diversos aspectos aos quais estes se tornam mais vulneráveis e sobre os quais a nutrição interfere diretamente: manutenção do peso e da proporção entre gordura e musculatura corporal, prevenção de cálculos urinários, prevenção da insuficiência renal, prevenção de doenças degenerativas (como neoplasias e problemas nas articulações), problemas com dentes e gengiva, constipação, pele mais ressecada e pelos opacos e quebradiços, bolas de pelos, diminuição do apetite, etc.
Para ajudar você a entender estas necessidades e a fazer a melhor escolha nutricional para seu gatoidoso, preparamos um quadro com as principais características que um alimento específico para gatos em idade avançada pode oferecer, levando-se em conta os principais problemas nesta fase da vida:
ProblemaPorque ocorre?Como o alimento específico
pode colaborar?
Tendência ao emagrecimento e à perda de massa magraOs gatos idosos possuem menor capacidade de aproveitar alguns nutrientes do alimento como, por exemplo, as gorduras, tendendo assim ao emagrecimento. Também têm tendência a perder massa magra (músculos).Oferecendo quantidades adequadas de proteína e gordura de alta qualidade e fácil aproveitamento. Não deve haver diminuição nas quantidades oferecidas destes nutrientes na idade idosa.
Insuficiência renalCom a idade, os rins têm seu funcionamento prejudicado e o excesso de fósforo pode agravar o problema.Deve haver restrição de fósforo na dieta para não agravar os danos aos rins.
Neoplasias, doenças degenerativasO organismo perde grande parte de sua capacidade de sedefender dos radicais livres,ficando mais exposto aos danoscausados por eles.A dieta para os gatos idosos e geriátricos deve oferecer antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres. Ex: doses de vitaminas C e E, de beta caroteno e do mineral selênio.
Dores nas articulaçõesOs pequenos danos do dia a dia vão se acumulando na cartilagem articular e fica mais difícil repará-los. O líquido articular se torna menos viscoso protegendo menos dos impactos.O ideal é proporcionar uma dieta com protetores articulares, como a condroitina e/ou a glicosamina, que auxiliam na lubrificação das articulações e ajudam a reparar os danos na cartilagem.
Cálculos urináriosOs gatos idosos naturalmente têm a urina mais ácida, o que favorece a formação de determinados tipos de cálculos.O alimento deve promover um pH urinário adequado e ter matéria mineral restrita, para prevenção destes tipos de cálculos mais prevalentes.
Inflamação da gengiva e perdas dentáriasO acúmulo de restos de alimento e bactérias sobre os dentes leva rapidamente ao aparecimento do tártaro, que promove infecção e inflamação da gengiva, perdas dentárias e mau hálito.O alimento deve oferecer um grão com formato e dureza mais adequados aos gatos idosos, favorecendo a limpeza dos dentes e facilitando a mastigação.
Apetite exigenteCom a idade idosa, pode ocorrer diminuição do olfato e paladar.O alimento deve conter somente ingredientes de alta qualidade, que garantam alta palatabilidade, de modo a despertar o apetite do gato. Deve também ser preferencialmente embalado de modo a manter a crocância e o aroma por mais tempo.
Vômitos ou obstruções intestinais por bolas de pelosPelo maior sedentarismo, os gatos idosos tendem a se lamber mais, acumulando mais pelos no trato digestivo.A nutrição específica deve oferecer fibras de alta qualidade em quantidade ideal para auxiliar na eliminação das bolas de pelos.
Ex: aveia, fibra de cana, polpa debeterraba branca.
ConstipaçãoDiversos fatores podem interferir no funcionamento intestinal, levando à constipação.O alimento deve ter fibras de alta qualidade que ajudem na regularização do trânsito intestinal e na nutrição das células intestinais, bem como deve conter prebióticos, os quais ajudam a manter a flora intestinal equilibrada.
Pele ressecada e pelagem opaca e quebradiçaA pele tem tendência ao ressecamento, pois a barreira à perda de água e a renovação celular ficam prejudicadas.O alimento deve oferecer ômega 6 e 3 em quantidades e proporções ideais, bem com as vitaminas e minerais importantes para a pele e pelagem.
Por estas particularidades, oferecer uma nutrição especial nesta fase da vida é um cuidado de saúde essencial que constitui um passo importante para a qualidade de vida e longevidade de seu pequeno felino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário