Gato preto: sorte de quem tem!

Quem foi que disse que gato preto não pode trazer sorte? Conheça algumas crenças do bem sobre estes felinos de pelo brilhante e olhos amarelos


Antes de ler o restante deste texto, responda três perguntas rápidas.

Ao sair de casa todos os dias, você pisa primeiro com o pé direito em busca de um dia de sorte? Você usa meias do lado avesso esperando que isso lhe traga boas notícias? Dá três pulinhos e pede ajuda para São Longuinho quando não consegue encontrar algum objeto perdido?

Gato preto: sorte de quem tem - Getty Images
Gato preto: sorte de quem tem
Crédito: Getty Images
O brasileiro é doido por superstições, muitas vezes, pelas mais malucas. Em uma sexta-feira 13, então, surgem todos os tipos de crenças sem base para atormentar o imaginário das pessoas. Uma destas crendices é a de que gatos pretos trazem má sorte, um absurdo sem tamanho que, todos os anos, aterroriza bichanos, tutores de animais para adoção e donos de felinos, em razão do preconceito e da crueldade.

Pelos brilhantes, olhos desafiadoramente amarelos. Gatos pretos são lindos, não há como negar. Mas como surgiu esta história sem pé nem cabeça de que um animal tão lindo é capaz de trazer qualquer tipo de mau agouro para quem simplesmente cruza com ele na rua?

Na idade média, acreditava-se no mito de que os gatos eram bruxas que haviam tomado a forma de animais. Mas por que não a forma de um elefante, um pássaro, um grilo ou uma barata? Quem acredita nisso certamente tem a casa cheia de aranhas grilos e lagartixas, insetos que – segundo as superstições populares – trazem sorte, certo?

Crueldade 

Bobagens à parte, quem sofre com a irracionalidade do ser humano são os felinos. Abandonados, sacrificados e maltratados, os gatos pretos são sempre os primeiros a serem abandonados e os últimos a serem adotados. Basta ir às feirinhas de adoção para comprovar: gaiolas e mais gaiolas cheias de filhotinhos pretos, loucos para terem um lar como qualquer siamês, persa e angorá.
 Preconceito: todos os anos, gatos pretos são vítimas de crueldade - Flickr / Creative Commons / Chriscom
Preconceito: todos os anos, gatos pretos são vítimas de crueldade
Crédito: Flickr / Creative Commons / Chriscom
Nas sextas-feiras 13, o quadro se inverte. “Bem intencionados” de toda natureza aparecem em busca de um gatinho preto, mas não necessariamente interessados em lhes dar amor e carinho. Estes filhotes, muitas vezes, são vítimas de atos cruéis e rituais estapafúrdios.

O Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo já chegou até mesmo a proibir a adoção de gatos pretos nestas épocas, assim como no Halloween e na Semana Santa, tentando evitar que estes animais indefesos entrassem para as estatísticas dos crimes sem punição no Brasil.

Boa sorte, sim!

Existe também a onda contrária, das crenças do bem. E são tantas que nem é preciso pensar muito para se lembrar de algumas, olha só:
  • Lendas dizem que gatos podem predizer o tempo: quando vai ventar, eles arranham os tapetes; quando vai chover, eles limpam as orelhas.
  • Pessoas acreditam que os gatos são capazes ver as nossas auras.
  • Ouviu um gato espirrando? Sinal de bom presságio.
  • Charles I, Rei da Inglaterra era dono um gato preto que, segundo ele, lhe trazia boa sorte. O rei tinha horror só de pensar em perder o felino e, por isso, o mantinha sob vigilância 24 horas. Um dia após a morte do bichano, Charles I foi preso.
  • Gatos eram levados em navios de pescaria, pois eles traziam boa sorte na viagem.
Não importa a cor: adote, ame e cuide! - Flickr / Creative Commons / Trdesignr
Não importa a cor: adote, ame e cuide!
Crédito: Flickr / Creative Commons / Trdesignr
Independente do que se acredite, é sempre um privilégio ter um animal ou mesmo cruzar com um deles na rua. Viver ao lado de um gato, nem se fala. Eles são divertidos, fiéis, carinhosos e lindos, sejam com ou sem raça definida, brancos ou pretos.

Portanto, gatos pretos são sinal de sorte, sim! Principalmente, para quem tem o privilégio de conviver com um deles todos os dias! Adote, ame e cuide.

Serviços:

Pense bem
Para adotar um animal, não basta querer. É preciso ter responsabilidade, recursos e um ambiente seguro. Pense bem e converse com sua família.
Onde adotar
Diversas ONGs atuam em todos os estados brasileiros e disponibilizam animais para adoção. Petshops e feirinhas periódicas também.
Vermifugação e castração
Os animais costumam vir castrados e vermifugados. A castração é um meio importante de evitar mais histórias tristes de abandono.
Apadrinhamento
Muitas ONGs oferecem a oportunidade de apadrinhar um animal. Ou seja, você ajuda com ração, remédios e tratamento, sem realizar a adoção propriamente dita. É uma solução para quem ama animais, quer contribuir com o bem-estar, mas não tem espaço ou tempo para ter um pet em casa.
 Fonte PetMag


2 comentários:

  1. Gostaria de saber se é crime fazer apologia a maus tratos aos animais na televisão. O CQC, no programa de ontem, fingiu estar comendo um churrasco de gato preto ao vivo.

    ResponderExcluir
  2. Dia 13 de Setembro passado (uma sexta-feira) apareceu um gato preto na garagem de casa. Demos comida, água, leite e ele foi embora, voltou no dia seguinte, no outro dia e acabou ficando. Acabamos o adotando mas infelizmente após 4 meses ele sumiu do mesmo jeito que apareceu, ouvimos rumores de que havia sido atropelado (como era um gato de rua não conseguíamos mantê-lo sempre em casa, nem mesmo depois de castrado), envenenado, enfim, até hoje 1 mês depois só resta a esperança de que ele apenas tenha voltado para seu antigo dono e esteja bem, ou tenha saído por aí e algum dia apareça aqui de novo.

    ResponderExcluir