Por que os gatos ronronam?

Os gatos ronronam quando estão à vontade e confortáveis - Flickr/ CC – goodrob13Os gatos ronronam quando estão à vontade e confortáveis
Crédito: Flickr/ CC – goodrob13
Especialistas em felinos explicam que os gatos ronroram para manifestar prazer, dor, submissão e até medo

Assim como os cachorros, que por meio do seu latido e rosnados comunicam diversas mensagens importantes para sua matilha, o ronronado também exerce papel semelhante. Essa foi a constatação doveterinário Bruce Floge, autor do livro The Cat’s Mind, que contou ao site Pet Place quais são algumas das aplicações do ronronado.
Segundo o especialista a principal delas é estabelecer comunicaçãoentre o filhote e sua mãe durante a amamentação. Isso porque no processo, é impossível mamar e miar ao mesmo tempo. Já a partir do segundo dia de vida do gatinho é possível ronronar e mamar sem que haja ruído na “conversa”.
Existem uma série de teorias que explicam como o ronronado acontece. Uma delas diz que o processo envolve a ativação dos nervos dentro da caixa de voz. Estes sinais nervosos causam a vibração das cordas vocais enquanto que o diafragma atua como uma bomba, empurrando o ar dentro e fora das cordas vibrantes, criando assim um zumbido musical.
Além dessa parte mecânica, em seu livro Feline Husbandry, o veterinário Neils C. Pederson defende que o ronronado começa com um sinal dosistema nervoso, o que significa que a atitude é voluntária, ou seja, o gato ronrona quando quer.
Uma pesquisa recente revelou ainda que o ronronado está relacionado à liberação de endorfina no cérebro. Uma vez que a substância é liberada tanto em situações de prazer quanto nas de dor e nervoso, isso explica porque os gatos ronronam em ambas as situações.

Interpretando os ronronados

Vale lembrar ainda que além dos gatos domésticos, felinos selvagens como pumas e leões da montanha também são capazes de ronronar pelos mesmos motivos. Outro ponto importante revelado pelos especialista é que o significado do ronronado muda ao longo do tempo.
Os filhotes ronronam para comunicar que está tudo bem enquanto mamam - Flickr/ CC – shioshviliOs filhotes ronronam para comunicar que está tudo bem enquanto mamam
Crédito: Flickr/ CC – shioshvili
Quando mais velhos, o som pode indicar conforto e prazer, mas também pode indicar animais assustados ou até doentes. Não é incomum também gatos que quando estão perto da morte ronronarem. Segundo os veterinários o quadro equivale a ansiedade ou estado de euforia antes da morte comum em muitos seres humanos em fase terminal.
Em um grupo de gatos que passam por uma situação de estresse muito grande também há a presença do ronronado. Nesse sentido a atitude equivale a tentativa de um confortar o outro, da mesma forma que os humanos fazem ao cantar para as crianças antes de dormir.
Já os gatos solitários e assustados podem ronronar para indicar que não têm más intenções e que não oferecem risco aos demais. O ronronado pode significar ainda que o bichano deseja se aproximar para interagir e brincar com os outros colegas.
Fonte: Petmag

Um comentário:

  1. Adorei este post. Amo gatos, convivo com eles desde muito crianca e desde entao eu ja' sabia que o ronronar significava em meus gatinhos "bem estar e carinho", muito pelo contrario do que falavam as vozes da "ignorancia" que diziam que isso era bronquite e que criancas nao poderiam ficar perto deles.
    Um abraco!
    (Marlene Luz)

    ResponderExcluir